Foram reveladas imagens dos terroristas que prepararam os atentados de Barcelona em agosto do ano passado, do qual resultaram 16 mortos e mais de uma centena de feridos.
As imagens inéditas foram reveladas no dia em que parte do processo deixou de estar sob sigilo, pelo que os media espanhóis tiveram acesso a várias informações que até agora não eram conhecidas. Esta segunda-feira, dois dos suspeitos de participarem nos atentados prestaram declarações no Tribunal.
Nas fotografias, é possível ver alguns dos terroristas sorridentes enquanto preparam as ferramentas com pretendiam levar a cabo um massacre em Barcelona. Entre as imagens, os terroristas surgem a preparar cintos de explosivos ou a posar junto à Torre Eiffel.
Sabe-se agora que a célula que planeou os ataques é composta por dez pessoas, das quais quatro foram abatidas pelos Mossos d´Esquadra. Segundo as autoridades espanholas, citadas pelo La Vanguardia, trata-se um grupo muito mais organizado do que aquilo que se pensava inicialmente.
Um dos membros acabou por admitir que pretendia levar a cabo vários atentados na cidade catalã, sendo um dos alvos a Sagrada Família.
O plano, contudo, acabou por não correr como planeado, devido a uma explosão em Tarragona, na casa em que os terroristas prepararam um ataque. Ainda assim, nos ataques levados a cabo pelo grupo morreram 17 pessoas.