Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Habitação de sonho na infância em Mati é agora local de mágoas

Jason Fragos admite que ainda se sente atordoado com tudo o que viu nestes dias.

Habitação de sonho na infância em Mati é agora local de mágoas
Notícias ao Minuto

09:14 - 26/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Incêndios

Até ao momento, há 81 vítimas mortais a registar nos incêndios na Grécia. 26 dessas vítimas perderam a vida num complexo turístico, em condições que emocionaram o mundo: os corpos foram encontrados em pequenos grupos, abraçados nos últimos momentos de vida.

A habitação em Mati, aldeia que agora é conhecida em todo o mundo como o ponto onde a violência das chamas se fez sentir com mais intensidade, era até há bem pouco tempo um local de boas memórias para Jason Fragos.

Viveu ali a sua infância, numa villa que descreve como um "sonho" que agora se transformou num pesadelo.

"Atordoado". É assim que Jason Fragos descreve o que sente à ABC, poucos dias após a tragédia. Sobreviveu à tragédia mas recorda a forma como todos foram surpreendidos: "As chamas vinham de todos os lados".

"Abrimos a porta e conseguimos encaminhar umas 30 pessoas até à praia. Essas foram salvas. Espero que estejam todos bem", diz. Mas a mesma sorte não tiveram as 26 vítimas ali encontradas. Terão tentado seguir o mesmo caminho das dezenas de pessoas salvas, mas sem sucesso, conta.

Naquela zona, houve pessoas que se viram rodeadas, presos entre árvores a arder e um precipício.

Os que ficaram para morrer abraçados "não conseguiram encontrar o caminho... não havia luz, havia fumo por todo o lado, tentaram encontrar refúgio dentro de casa mas ardeu por completo", recorda Fragos, dando ainda conta da história de uma outra mulher que tentou saltar do precipício para escapar às chamas, mas que acabou por perder a vida.

As autoridades gregas ainda procuram por pessoas desaparecidas naquela fatídica noite do horror. Ali, no complexo que em tempos foi de sonho e que o mundo conhece agora pela tragédia, já começaram os trabalhos. Mas o trauma parece ficar: "Mesmo agora que levaram os corpos, as imagens são de partir o coração".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório