Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Jovens de 15 anos planearam tiroteio inspirado em Columbine

Os dois adolescentes foram condenados a 10 e a 12 anos de prisão.

Jovens de 15 anos planearam tiroteio inspirado em Columbine
Notícias ao Minuto

17:15 - 20/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Reino Unido

Dois jovens de 15 anos de idade conheceram esta sexta-feira a sentença depois de terem sido considerados culpados de conspirarem um tiroteio numa escola de North Yorkshire, no Reino Unido. De acordo com a BBC, o tribunal de Leeds anunciou que Thomas Wyllie foi condenado a 12 anos de prisão e Alex Bolland a 10 anos de prisão.

Os jovens foram detidos em outubro do ano passado depois de as autoridades terem tomado conhecimentos dos seus planos para levaram a cabo um tiroteio inspirado no de Columbine, nos Estados Unidos. Os dois adolescentes planeavam matar alunos e professores da escola de Northallerton que frequentavam, com recurso a armas e explosivos.

Os dois rapazes “idolatravam” Eric Harris e Dylan Klebold, que assassinaram 13 pessoas no tiroteio na escola de Columbine, no estado do Colorado, em 1999.

Os dois adolescentes insistiram que os seus planos não passavam de uma “fantasia”, isto apesar de terem comprado as armas e objetos para concretizarem o ataque. Mas a juíza Justice Cheema-Grubb respondeu-lhes que tinham “um plano firme com alvos específicos em mente” recorrendo ao uso “indiscriminado de explosivos”.

A juíza concluiu que os dois jovens queriam provocar “terror à escala dos tiroteios nas escolas que vemos nos Estados Unidos”.

Thomas Wyllie recebeu uma sentença maior por ser considerado o líder. Era motivado por uma ideologia de “extrema-direita”, como registou num diário seu a que as autoridades tiveram acesso.

Notícias ao Minuto[Excerto do diário de Thomas Wyllie no qual o jovem se despede e afirma que vai "cometer uma das maiores atrocidades na história do Reino Unido" ]© D.R.

Os dois estavam a estudar como fazerem explosivos, tinham um histórico de pesquisas de armas na internet e já tinham uma lista de alvos, que incluía alunos que lhes faziam bullying.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório