Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Magistrados chilenos pedem perdão às vítimas de Pinochet

A associação de magistrados do Chile pediu perdão por ter falhado na proteção das vítimas da ditadura de Augusto Pinochet que causou mais de 3.000 mortos.

Magistrados chilenos pedem perdão às vítimas de Pinochet
Notícias ao Minuto

11:59 - 05/09/13 por Lusa

Mundo Ditadura

"Chegou a hora de pedir perdão às vítimas, aos seus familiares e à sociedade chilena", disseram na quarta-feira à noite os juízes numa declaração inédita, divulgada a poucos dias do 40.º aniversário do golpe de Estado que depôs o governo socialista de Salvador Allende e instalou no poder o general Pinochet, a 11 de setembro de 1973.

Entre 1973 e 1990, cerca de 3.200 pessoas foram mortas ou desapareceram, segundo as organizações de defesa dos direitos humanos.

"Devemos dizê-lo e reconhecê-lo clara e firmemente: o poder judicial - e, em particular, o Supremo Tribunal da altura - falhou no seu dever de garantia dos direitos fundamentais e de proteção das vítimas face aos abusos do Estado", prosseguiram os juízes.

Cerca de 5.000 pedidos de proteção para desaparecidos ou pessoas detidas ilegalmente foram rejeitados durante a ditadura pelos tribunais chilenos, que alegavam não ter informação sobre esses casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório