Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Al-Sisi recebe emissários norte-americanos para debater Israel/Palestina

O Egito defende uma "resolução justa e global" do conflito israelo-palestiniano, disse hoje o Presidente Abdelfatah al-Sisi aos emissários do Presidente norte-americano, Donald Trump, em visita ao Médio Oriente.

Al-Sisi recebe emissários norte-americanos para debater Israel/Palestina
Notícias ao Minuto

17:49 - 21/06/18 por Lusa

Mundo Egito

O conselheiro e genro de Trump, Jared Kushner, e o enviado emissário especial Jason Greenblatt encontram-se hoje no Cairo, no quadro da visita que visa relançar um processo de paz entre israelitas e palestinianos.

Al-Sisi defendeu "a solução de dois Estados nas fronteiras de 1967 com Jerusalém oriental como capital do Estado da Palestina", segundo um comunicado da presidência egípcia.

Donald Trump anunciou a 06 de dezembro o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, uma decisão que provocou a ira dos palestinianos e suscitou vasta reprovação internacional. A 14 de maio, os Estados Unidos transferiram de Telavive para Jerusalém a sua embaixada em Israel.

Kushner e Greenblatt "discutiram a cooperação crescente entre os Estados Unidos e o Egito, a necessidade de facilitar a ajuda humanitária à faixa de Gaza e os esforços da administração Trump para favorecer a paz entre israelitas e palestinianos", indicou a Casa Branca num comunicado divulgado pela embaixada norte-americana no Cairo.

O Presidente Al-Sisi disse-lhes que o Egito mantém "contactos permanentes com as partes envolvidas para fazer avançar os esforços para relançar as negociações".

O chefe de Estado egípcio também deu conta dos esforços do Cairo em relação à "reconciliação palestiniana", entre o movimento radical Hamas, que controla Gaza, e a Fatah, partido do Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, na Cisjordânia.

Alguns dias antes do início da visita à região dos dois responsáveis, a Autoridade Palestiniana afirmou que os esforços de paz norte-americanos estão "condenados ao fracasso".

Os contactos entre a liderança palestiniana e Washington foram suspensos há vários meses, devido ao que a Autoridade Palestiniana vê como o preconceito pró-Israel da administração Trump.

Kushner e Greenblatt estiveram na terça-feira com o rei Abdallah II da Jordânia e na quarta-feira com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

A visita, que decorre com discrição, inclui ainda encontros em Israel e no Qatar, segundo os 'media'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório