Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Trump sugeriu que podia enviar 25 milhões de mexicanos para o Japão

Declaração terá surgido durante cimeira do G7, como uma forma de 'lição' para Shinzo Abe.

Trump sugeriu que podia enviar 25 milhões de mexicanos para o Japão
Notícias ao Minuto

08:30 - 17/06/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo G7

Não foi só a relação entre o Canadá e os EUA que terá sido abalada durante reuniões da cimeira do G7, que decorreu no Quebeque, no Canadá, nos passados dias 8 e 9 de junho.

Conta o Wall Street Journal que, durante as reuniões à porta fechada, Donald Trump fez também uma ameaça invulgar ao Japão, no que terá sido uma espécie de lição para Shinzo Abe, o primeiro-ministro japonês. 

Quando a dada altura a discussão se centrou sobre a imigração, Trump, que estava a falar sobre a crise migratória na Europa, ter-se-á virado para o líder japonês afirmando: "Shinzo, tu não tens este problema. Mas eu posso mandar-te 25 milhões de mexicanos e serás corrido muito em breve". A situação foi revelada por oficiais europeus que marcaram presença nas reuniões do G7.

O presidente norte-americano teria como intenção, com as declarações, dar a entender que enviar os tais "25 milhões de mexicanos" faria com que Shinzo Abe perdesse eleições, explica o Telegraph.

Apesar dos sinais de discórdia que emanaram da cimeira do G7, Trump negou que a cimeira tenha corrido mal. Na sexta-feira aproveitou para partilhar várias imagens suas ao lado de outros líderes de países do G7, em aparente boa disposição, e acusando a imprensa de ser 'fake news'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório