Meteorologia

  • 20 JUNHO 2018
Tempo
27º
MIN 26º MÁX 27º

Edição

EUA suspeitam de mais dois casos de ataques sónicos na embaixada em Cuba

Os dois funcionários já regressaram aos Estados Unidos e já estão a ser examinados para verificar se sofrem de alguma lesão cerebral.

EUA suspeitam de mais dois casos de ataques sónicos na embaixada em Cuba
Notícias ao Minuto

21:18 - 08/06/18 por Fábio Nunes

Mundo Havana

As autoridades norte-americanas revelaram esta sexta-feira que há mais dois “potenciais novos casos” de funcionários vítimas de ataques sónicos na embaixada dos Estados Unidos em Cuba, adianta a Associated Press. Os dois funcionários já estão a ser examinados. As autoridades querem perceber se também apresentam lesões no cérebro como aconteceu num alegado ataque sónico anterior em Cuba e que também terá acontecido recentemente na embaixada norte-americana na China.

Os dois funcionários estão a ser examinados na Universidade da Pensilvânia, onde os médicos avaliaram e trataram os funcionários afetados pelo ataque sónico do ano passado em Cuba e onde estão a ser tratados cerca de 10 pessoas que trabalhavam na representação diplomática na China.

Se estes dois casos forem confirmados, aumenta para 26 o número de casos relacionados com estes ataques bizarros. Os Estados Unidos consideram que são “ataques específicos”. Embora não saiba quem foi responsável pelos mesmos, Washington não perdeu tempo a dizer que Cuba tinha a responsabilidade de proteger os diplomatas que trabalham no país depois do caso ser conhecido.

No entanto, a abordagem ao alegado ataque sónico na China foi diferente. Os Estados Unidos estão a investigar estes novos casos mas não foi feita qualquer acusação pública à China.

Tal como os funcionários em Cuba, os diplomatas na China queixam-se de terem ouvido “sons estranhos”. Os funcionários apresentam sintomas parecidos com traumatismos cranianos ligeiros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.