Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Procuradoria alemã pede extradição de Puigdemont. Tribunal recusa prisão

Procuradoria acusa, ainda, ex-presidente da Catalunha de perturbação da ordem pública e terá solicitado a sua prisão. Tribunal alemão rejeita recurso para voltar a deter Carles Puigdemont.

Procuradoria alemã pede extradição de Puigdemont. Tribunal recusa prisão
Notícias ao Minuto

10:10 - 22/05/18 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Catalunha

A procuradoria de Schleswig-Holstein solicitou a extradição do ex-presidente da Catalunha, Carles  Puigdemont, para Espanha, pelos crimes de rebelião e perturbação da ordem pública.

O pedido foi feito esta terça-feira ao Tribunal Superior desta região.

Sabe o La Vanguardia que a mesma procuradoria terá pedido também a prisão de Puigdemont.

No entanto, o tribunal alemão rejeitou o recurso para voltar a deter o antigo líder catalão.

Puigdemont, recorde-se, foi detido pela polícia alemã a 25 de março após atravessar a fronteira alemã vindo da Dinamarca.

A Espanha emitiu, então, um mandado de detenção europeu e de extradição sob as acusações de rebelião e de uso inapropriado de fundos públicos, queixas com base no não autorizado referendo de independência da Catalunha, realizado em 2017.

Puigdemont foi libertado a 6 de abril depois de tribunal ter indicado que o antigo presidente da Generalitat não poderia ser extraditado.

No entanto, hoje, o Ministério Público de Schleswig-Holstein indicou que, face a novas informações fornecidas pelas autoridades espanholas, será aparentemente possível proceder à extradição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório