Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Ex-primeiro-ministro da Malásia impedido de sair do país

O Departamento de Imigração da Malásia informou hoje que o ex-primeiro-ministro Najib Razak e a sua mulher foram impedidos de sair do país.

Ex-primeiro-ministro da Malásia impedido de sair do país
Notícias ao Minuto

06:44 - 12/05/18 por Lusa

Mundo Najib Razak

O ex-governante e a mulher, Rosmah Mansor, estavam para viajar num jato particular com destino a Jakarta, Indonésia, num momento em que circulavam rumores de que Najib Razk pretendia abandonar o país para evitar uma possível acusação de desvio de dinheiros estatais.

A coligação pela qual se apresentou às eleições legislativas sofreu uma inesperada derrota e levou à vitória de Mahathir Mohamed, de 92 anos, que tomou posse a 10 de maio e que já tinha afirmado que o seu objetivo passava por "restabelecer o império da lei".

O Departamento de Emigração, que inicialmente negou que Najib Razak estivesse proibido de viajar para fora do país, fez sair uma breve nota mais tarde confirmando que tanto o ex-primeiro-ministro como a sua mulher tinham sido "colocados numa lista negra" que os impedia de sair da Malásia.

Najib Razak disse, em resposta, que respeitava a decisão daquele departamento e que iria permanecer com a sua família no país.

O triunfo eleitoral de Mahathir Mohamed desalojou do poder a coligação que governava o país desde a independência, a Frente Nacional, liderada por Najib Razak.

Mahathir Mohamed regressa à liderança do Governo, ele que já era o político com mais tempo em exercício no cargo (1981-2013).

Antigo dirigente da Frente Nacional, o novo primeiro-ministro candidatou-se pela plataforma Pacto pela Esperança, após um interregno na política que durou até 2015, no ano em que rebentou um escândalo de corrupção que envolveu Najib Razak, acusado de desviar centenas de milhares de dólares de fundos estatais.

A coligação de Mahathir Mohamed assegurou 104 dos 222 mandatos, garantindo a maioria absoluta parlamentar com o apoio de outros partidos, entre os quais se destaca o islamita PAS, que conquistou 17 lugares naquele órgão.

Após o anúncio dos resultados finais, Najib Razak admitiu a derrota, afirmando aceitar "o veredicto do povo" e comprometendo-se a "respeitar a democracia".

O novo primeiro-ministro da Malásia tinha sublinhado no decorrer da campanha eleitoral que, devido à sua idade avançada - cumpre 93 anos em julho -, tinha a intenção de exercer o cargo por pouco tempo, apenas para preparar a transição.

O escolhido é Anuar Ibrahim, que foi tutelado por si no início da sua trajetória política, à semelhança de Najib Razak.

A Malásia é um mosaico de credos, raças e culturas, tendo sido marcada nos últimos anos pelo incremento do extremismo muçulmano, como reflete o resultado do partido PAS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório