O Tribunal Constitucional deu provisão ao recurso apresentado pelo governo de Mariano Rajoy contra a lei da presidência aprovada no parlamento da Catalunha pela maioria independentista e que permitia uma investidura de Puigdemont à distância. Segundo o La Vanguardia, o TC espanhol tomou esta decisão depois de uma reunião em plenário.
Como se trata de um recurso interposto pelo governo, a lei é automaticamente suspensa. por precaução. Desta forma cai assim por terra a possibilidade de investir Puigdemont como presidente da Generalitat.
O TC já terá de resto avisado Roger Torrent, o presidente do parlamento catalão, do seu dever de cumprir com esta decisão.
Agora, o líder do Juntos pela Catalunha que se encontra em Berlim deverá nomear outro membro do seu partido para ocupar o seu lugar e se apresentar à investidura catalã.
De acordo com o La Vanguardia, ao que tudo indica Roger Torrent irá apontar para candidato à investidura a escolha dos Juntos pela Catalunha. Isso deverá acontecer já na próxima semana, a altura na qual Torrent deverá convocar uma sessão plenária no parlamento catalão.