Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

O chocolate está a poluir o ambiente, mas há formas de diminuir o impacto

Embora haja alimentos mais poluentes, o elevado consumo de chocolate carece de uma atenção quanto ao seu consumo e escolha de produtos.

O chocolate está a poluir o ambiente, mas há formas de diminuir o impacto
Notícias ao Minuto

11:30 - 17/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Chocolate

Quanto mais escuro o chocolate, menor o impacto da sua produção no meio ambiente, é o que garante Adisa Azapagic, engenheira sustentável que estuda o impacto ambiental do carbono emitido para a produção de variados alimentos.

A solução não tem de ser drástica ao ponto de se banir o chocolate da alimentação de qualquer um até porque, antes do chocolate, há outros alimentos bem mais poluentes como a carne de vaca cuja produção se associa a uma elevada emissão de carbono, que advém do metano libertado pelos animais sob a forma de gases.

Quanto ao chocolate, que carece de uma maior atenção na hora de escolher o produto, pelo atual consumo com que conta, contribui para as alterações climáticas através do uso de leite que, como referido, se associa a uma prática agrícola que propicia a produção de metano, e grãos de cacau provenientes de regiões que não atentam à sustentabilidade das florestas onde o cacau é produzido como é o caso da Indonésia, Brasil ou Equador.

Tais aspetos, conjugados com o processo de embalagem do chocolate e produção de certos ingredientes (leite em pó, derivados do cacau, açúcar e óleo de palma), resultam numa poluição equivalente a mais de dois milhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano. Ainda, é estimado que cada barra de chocolate careça de 1000 litros de água.

A solução, segundo a especialista, passa então por preferir o chocolate negro, já que conta com menos leite na sua composição, além de que é uma opção mais indicada em termos de saúde, por conter menor percentagem de açúcares. Também a origem do cacau deve ser tida em conta assim como a embalagem sobre a qual se deve evitar o uso exagerado de plástico (como acontece, por exemplo, com os ovos da Páscoa).

O próximo passo para Azapagig será analisar o impacto ambiental de outros produtos como bolachas e gelados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório