O chocolate está a poluir o ambiente, mas há formas de diminuir o impacto

Embora haja alimentos mais poluentes, o elevado consumo de chocolate carece de uma atenção quanto ao seu consumo e escolha de produtos.

açúcar - comer - barra de chocolate - cacau

© iStock

Mariana Botelho
17/04/2018 11:30 ‧ 17/04/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Chocolate

Quanto mais escuro o chocolate, menor o impacto da sua produção no meio ambiente, é o que garante Adisa Azapagic, engenheira sustentável que estuda o impacto ambiental do carbono emitido para a produção de variados alimentos.

A solução não tem de ser drástica ao ponto de se banir o chocolate da alimentação de qualquer um até porque, antes do chocolate, há outros alimentos bem mais poluentes como a carne de vaca cuja produção se associa a uma elevada emissão de carbono, que advém do metano libertado pelos animais sob a forma de gases.

Quanto ao chocolate, que carece de uma maior atenção na hora de escolher o produto, pelo atual consumo com que conta, contribui para as alterações climáticas através do uso de leite que, como referido, se associa a uma prática agrícola que propicia a produção de metano, e grãos de cacau provenientes de regiões que não atentam à sustentabilidade das florestas onde o cacau é produzido como é o caso da Indonésia, Brasil ou Equador.

Tais aspetos, conjugados com o processo de embalagem do chocolate e produção de certos ingredientes (leite em pó, derivados do cacau, açúcar e óleo de palma), resultam numa poluição equivalente a mais de dois milhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano. Ainda, é estimado que cada barra de chocolate careça de 1000 litros de água.

A solução, segundo a especialista, passa então por preferir o chocolate negro, já que conta com menos leite na sua composição, além de que é uma opção mais indicada em termos de saúde, por conter menor percentagem de açúcares. Também a origem do cacau deve ser tida em conta assim como a embalagem sobre a qual se deve evitar o uso exagerado de plástico (como acontece, por exemplo, com os ovos da Páscoa).

O próximo passo para Azapagig será analisar o impacto ambiental de outros produtos como bolachas e gelados.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas