Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Dormiu as horas que devia? Notívagos morrem mais cedo, diz a ciência

Quem gosta de dormir tarde e tarde erguer apresenta uma maior probabilidade, cerca de 10%, de morrer prematuramente, de acordo com os especialistas.

Dormiu as horas que devia? Notívagos morrem mais cedo, diz a ciência
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Noites em claro

Os cientistas apontam que obrigar os notígavos a trabalharem horários convencionais, está a contribuir para um aumento exponencial de mortes prematuras, e para um acréscimo de outros problemas sérios, desde stress, obesidade, consumo de tabaco e de outros hábitos pouco saudáveis. E querem que as entidades patronais permitam que estes indivíduos comecem e acabem a jornada laboral mais tarde.

Um grupo de investigadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, observou 433 mil voluntários, durante um período de seis anos e meio. E concluiu que quem permanece acordado à noite até mais tarde tem uma menor esperança média de vida, comparativamente a quem se deita e ergue cedo.

Mais ainda, cerca de 50 mil terão morrido prematuramente durante o decurso daquele estudo, devido ao stress e à ansiedade de serem forçados a acordar cedo.

Os notívagos também correm o dobro do risco de desenvolverem patologias do foro mental e têm uma maior probabilidade, um terço, de contraírem diabetes.

Adicionalmente, apresentam ainda níveis mais elevados de desordens neurológicas, respiratórias e intestinais.

O professor Malcom von Schantz, da Universidade de Guildford, disse: “Trata-se de um problema de saúde pública. Quando possível, deveria ser permitido que estas pessoas começassem e acabassem o trabalho mais tarde. Não deveriam nunca ser forçados a entrar no escritório às 8h00 da manhã”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório