Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Função do secador de mãos? Espalhar bactérias por todo o lado

Investigadores referem que o secador de mãos é como uma via rápida que facilita a circulação de bactérias pelo ar.

Função do secador de mãos? Espalhar bactérias por todo o lado
Notícias ao Minuto

23:45 - 10/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Bactéria

Se nas casas de banho públicas prefere o secador de mãos ao papel, saiba que está a deixar as suas mãos bastante contaminadas e não tão limpas quanto pensa.

A ideia é contrária à pretendida, já que a exclusão de toalha é uma forma higiénica de se evitar a transmissão de doenças, contudo, nada como secar as mãos em papel descartável, como aponta o Live Science, baseado no estudo ‘Quão sujas são as casas de banho públicas?’.

Ao ativar o ar, está a propiciar a circulação de bactérias que vêm não só da pele (e roupa) de outros utilizadores daquele espaço público, como das bactérias que são ‘lançadas’ aquando do uso do autoclismo.

A análise foi feita por um grupo de estudantes de Medicina da Universidade de Connecticut, nas próprias casas de banho da instituição. Como conclusão, os investigadores equiparam o secador de mãos a uma via rápida para as bactérias que têm a sua circulação facilitada graças ao referido sistema.

Analisado o ar lançado e o interior do próprio secador, é certo que a acumulação de bactérias é imensa e agrega uma grande diversidade de micróbios. Para o evitar, a solução apontada pelo grupo de análise passa pela aplicação de filtros de ar em todos os secadores que continuam a recolher as bactérias presentes no ar mas não as emitem de novo para o ambiente. Ainda assim, sabe-se que eventuais filtros nunca seriam eficazes a todas as bactérias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório