Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Não quer engravidar? Tenha em atenção estes erros

Informe-se, planeie e evite uma gravidez indesejada.

Não quer engravidar? Tenha em atenção estes erros
Notícias ao Minuto

22:30 - 04/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Saúde

A gestação é uma capacidade única e maravilhosa que pertence exclusivamente às mulheres. Todavia, dependendo do estádio da vida ou dos objetivos nem todos os momentos são ideais para engravidar.

Não está preparada para ter um bebé? Tenha em atenção estes erros:

Usa um método contracetivo inadequado

Esquece-se de tomar os medicamentos? Então a toma da pílula talvez não seja uma boa ideia. Consulte um ginecologista e opte por outros métodos, como o DIU, os adesivos ou as injeções, tratamentos que se adaptem melhor ao seu estilo de vida.

Estou solteira, não preciso de me prevenir

Muitas mulheres solteiras não se preparam para prevenir uma possível gravidez. Todavia, o sexo casual pode acontecer ou um relacionamento inesperado poderá ocorrer. Tenha sempre consigo um preservativo, que poderá transportar facilmente na mala que usa no dia a dia, em último caso, recorra à pílula do dia seguinte.

Não usar um método contracetivo no pós-parto

A amamentação tende a proteger as mulheres de uma nova gestação, mas não é um método infalível. Em geral, esse efeito protetor só acontece se a amamentação for exclusiva e durar até seis meses depois do parto (desde que a menstruação ainda não tenha voltado). Fale com o seu médico.

Confiar no método do coito interrompido

Atenção: convém repetir que este não se trata de todo de um método eficaz para evitar uma gravidez – o seu índice de falha é de 4% (40 vezes mais do que a pílula!).

O que acontece é que nem sempre o homem consegue controlar o momento da ejaculação e também porque o líquido lubrificante libertado pelo pénis antes do orgasmo pode conter espermatozoides.

Lubrificantes

Os lubrificantes à base de óleo podem dissolver o látex do preservativo e provocar o seu rompimento. As melhores opções são os lubrificantes à base de água ou de silicone.

Já não tenho idade para engravidar

Quando ultrapassam os 40 anos, muitas mulheres acreditam que já não podem engravidar. Porém, enquanto não estiver na menopausa, mesmo que os ciclos sejam irregulares, pode acontecer. Não se descuide e continue a utilizar métodos contracetivos!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório