Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 13º

Edição

Há motivos mais que suficientes para deixar de beber com palhinha

Seja porque é mais fácil para as crianças, para evitar que fique sem batom ou qualquer outro motivo, as palhinhas são, na verdade, um acessório que muito pouco acrescenta à forma como bebe. Pelo contrário, as suas desvantagens tanto a nível ambiental como de saúde fazem deste um objeto a evitar.

Há motivos mais que suficientes para deixar de beber com palhinha
Notícias ao Minuto

08:56 - 23/03/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Palhinhas

A desvantagem mais conhecida do uso de palhinhas tem a ver com o aumento de gases e possibilidade de inchaço que advém da ‘ingestão’ do ar que está acima acima do líquido, no interior da palhinha - o seu uso frequente pode levar a dores abdominais bastante fortes.

Mas há mais desvantagens associadas a este acessório, como o desenvolvimento de rugas em redor dos lábios. Explica o El Confidencial que esta situação deve-se à repetida contração dos lábios em movimentos repetidos e surge tanto em que usa palhinhas como nos fumadores.

Além disso, esta prática propicia o aumento de cáries, uma ideia em que muitos acreditavam no contrário, justificando que o líquido açucarado não toca nos dentes ao usar-se palhinha. Contudo, dependendo da posição em que bebe, ao ‘dirigir’ o líquido sempre para a mesma zona da boca está a favorecer a acumulação de açúcar num só ponto, promovendo o desenvolvimento de cáries.

A par das questões de saúde, o uso de palhinhas trás também desvantagens a nível ambiental sendo visto como uma das maiores ameaças para o meio ambiente. Ao confundirem-nas com alimento, a cada ano um milhão e meio de animais marítimos morrem de ingestão de objetos plásticos como as palhinhas.

Mas apesar do número e dos restantes fatores referido, aponta o jornal espanhol que, hoje, a média diária é de 500 milhões de palhinhas utilizadas em todo o mundo – um objeto que se usa por 10 minutos e demora cerca de 10 anos a deteriorar-se.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório