Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Sabe ver se o seu bebé tem alergias?

Todo o cuidado parece pouco para garantir a saúde máxima do bebé, principalmente nos primeiros momentos de vida.

Sabe ver se o seu bebé tem alergias?
Notícias ao Minuto

06:08 - 05/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alergias

Aproximadamente 15% dos bebés apresentam ezcema – uma reação alérgica da pele que causa vermelhidão, secura, aquecimento da pele e comichão. Surge maioritariamente em crianças com um ano de idade e até aos cinco.

No caso dos recém nascidos, como aponta o site Parents, estão mais propícios a ter pequenas borbulhas, embora seja também frequente a eczema, problema cutâneo que deixa o bebé mais vulnerável a outras condições alérgicas. Por esta razão, estar atento a alguma vermelhidão ou outro aspeto não suposto na pele do seu bebé, será uma boa ideia. No caso da eczema, começa por aparecer no rosto e membros, passando para joelhos, sobrancelhas e outras áreas.

O tratamento desta reação alérgica passa por banhos com produtos hipoalérgicos, livre de fragrâncias e hidratante.

Quanto às reações alérgicas a alimentos, importa começar por lembrar que são diferentes de intolerância alimentar, como explicamos aqui. As alergias são respostas do sistema que rejeita certos alimentos através de vómito, diarreia ou inchaço nos lábios, por exemplo. Já no caso da intolerância alimentar, há falta de enzimas para digerir a proteína do alimento, e pode-se manifestar por gases ou cãibras.

Com frequência, os sintomas de alergias e intolerância surgem na altura em que os sólidos começam a fazer parte da alimentação do bebé, sendo importante que se atente às reações relativas a cada novo alimento.

Por fim, também o tipo de tosse do novo membro lá de casa deve ser tida em consideração: se for muito prolongada, pode ser sinal de asma – uma inflamação nas vias aéreas muito comum em bebés que sofrem de eczemas ou alergias alimentares. Esta observação mais atenta previne que a inflamação se prolongue sem tratamento, como é comum pela dificuldade de perceber os sintomas e dificuldades que a criança sente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório