Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Porque é que as dores menstruais não são levadas a sério pelos médicos?

Dores menstruais podem ser fortes ao nível de um ataque cardíaco. Contudo, o problema nem sempre é levado a sério, quando se procura ajuda médica, e o motivo prende-se com o estereótipo a que se associa o sexo feminino.

Porque é que as dores menstruais não são levadas a sério pelos médicos?
Notícias ao Minuto

19:00 - 16/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Menstruação

Um estudo divulgado esta semana provou que as dores menstruais podem ser “tão fortes quanto um ataque cardíaco”. Contudo, “os homens não o entendem e por isso não é dada a devida importância a este problema” - algo que devia ser repensado, já que este é um caso que merece a mesma atenção que qualquer outro, a nível da medicina, refere o professor e investigador da Universidade de Londres e autor do estudo que ressalva que pouca investigação tem sido feita nesta área.

De facto, conta o Independent, em média, um homem espera 49 minutos para ser assistido por um médico devido a dores abdominais. No caso da mulher, a média de espera é de 65 minutos. O motivo prende-se com a ideia pré concebida de que a mulher é “exagerada” e “dramática”.

Estas são noções comuns que se devem ao estereótipo sexual, visível não só nos homens, mas pelas próprias mulheres entre si que fazem da menstruação um assunto tabu, que é pouco falado, e apenas entre mães e filhas ou amigas próximas que silenciam a questão impedindo o assunto chegue a debates no meio médico.

Levar o tema a público será, aponta o Independent, o primeiro passo para que as dores menstruais não sejam vistas como algo sem importância.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório