Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sete razões para acordar cansado depois de uma noite de sono

Está a sabotar o seu descanso? Descubra o que está a fazer errado.

Sete razões para acordar cansado depois de uma noite de sono
Notícias ao Minuto

17:19 - 05/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Insónias

Não há nada como acordar depois de uma noite bem dormida. Sente-se bem, revigorado e de cabeça fresca. Porém, quando não descansa como deve, não há café suficiente no mundo que o possa ajudar.

Mas afinal, quantas horas deve dormir? Ora, segundo o American Academy of Sleep Medicine, um adulto precisa de pelo menos sete horas de sono por noite.

Por isso é normal que já acorde exausto e a sentir-se miserável se não descansa pelo menos durante esse período de tempo. Mas e se dormiu as horas que devia e ainda se sente cansado?

Acontece, que provavelmente há certas coisas que faz antes de ir para a cama e mesmo enquanto dorme que não o ajudam a repousar como deve.

Eis sete razões pelas quais ainda acorda exausto:

1. Apneia do sono

A Síndrome de Apneia do Sono é caraterizada por interrupções breves e repetidas na respiração, que provocam um sono fracionado e não reparador.

Durante estes episódios existe um colapso e obstrução das vias aéreas superiores, o que impossibilita a passagem do ar. É definida pela cessação temporária da respiração, por mais de dez segundos, causando um colapso, seja por redução (hipopnéia) ou por paragem (apneia) do fluxo de ar para os pulmões.

O corpo acaba por estar sempre alerta e quem sofre desta condição tem dificuldade em alcançar um estado de sono profundo.

“Regra geral, a pessoa não faz ideia de que isto acontece e apenas se sente extremamente cansada quando acorda”, explica o médico W. Christopher Winter, autor do livro 'The Sleep Solution'.

2. Beber álcool

Até pode sentir-se mais sonolento quando ingere bebidas álcoolicas à noite, “porém o álcool prejudica a qualidade do sono e tem um efeito diurético, que vai fazer com que tenha que se levantar mais vezes para ir à casa de banho”, diz Winter.

As bebidas alcoólicas provocam ainda azia e refluxo gástrico. Sintomas que vão definitivamente garantir que tenha uma má noite de sono.

3. Ingerir cafeína

Cafés a mais, sono a menos. Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que a cafeína é um estimulante e não o vai ajudar a passar uma noite bem dormida.

De efeito também diurético, mais uma vez vão se multiplicar as idas à casa-de-banho e vai provavelmente acordar desidratado. Conselho: deixe o café para de manhã.

4. Usar o telemóvel

“Os aparelhos eletrónicos e a luz que emitem impedem que o cérebro produza melatonina – a hormona do sono”, afirma Winter.

De acordo, com um estudo da Universidade de Harvard, a luz emitida pela maioria dos telemóveis e outros objetos eletrónicos dificulta, duas vezes mais do que o normal, a produção de melatonina.

Winter aconselha que não use esses aparelhos duas a três horas antes de se deitar, e que não os leve para o quarto ou para a cama.

5. Cerrar os dentes ou sofrer de Bruxismo

O nome técnico para o ranger dos dentes é Bruxismo e não, não vem das ‘bruxas’, mas sim da palavra grega ‘brychein’, que significa ranger os dentes. Esta é uma perturbação que se caracteriza pelo ranger dos dentes de forma inconsciente e involuntária, que tanto pode ocorrer quando estamos acordados ou a dormir.

O especialista norte-americano em doenças do sono Rajkumar Dasgupta explica que ranger os dentes pode dificultar a respiração de quem sofre do síndrome, resultando numa noite má dormida.

“Bruxismo também pode ser um sintoma de outras doenças”, explica Winter. “Por exemplo, o acordar constante provocado pela apneia do sono pode resultar em bruxismo”.

6. Exercício físico 

Praticar desporto duas ou três horas antes de ir para a cama pode prejudicar o sono. “O exercício aumenta os níveis de cortisol, também conhecida por ser a hormona do ‘stress’, e reduz os níveis de produção de melatonina, o que pode resultar numa maior dificuldade em adormecer”, afirma Winter.

Para o especialista Dasgupta, o exercício físico também aumenta a temperatura do corpo, o que pode causar incómodo durante a noite.

7. Ver televisão em excesso

Segundo um estudo publicado pelo ‘Journal of Clinical Sleep Medicine’ ver televisão em excesso antes de ir para a cama pode provocar insónia. Porquê?

“O sistema cognitivo é estimulado, e o cérebro e o corpo têm mais dificuldade em desligar e em relaxar”, diz Dasgupta.

Por isso toca a desligar a televisão ou a ver séries no computador antes de dormir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório