Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Desarrumação não é só sinal de inteligência. Mostra lado 'negro' da mente

A forma como organizamos ou não organizamos o próprio lar e o local onde trabalhamos diz muito sobre o estado da nossa mente.

Desarrumação não é só sinal de inteligência. Mostra lado 'negro' da mente
Notícias ao Minuto

13:35 - 29/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

Não é defeito, é feitio. Ser uma pessoa desorganizada e desarrumada é um traço de personalidade e uma forma de estar muito própria. A ciência acredita que é um dos maus hábitos que estão associados à inteligência mas não só.

Um estudo publicado na revista científica Environment and Behavior comprovou que estar na presença de ambientes caóticos leva ao stress e à compulsão alimentar. Mas há mais: Uma cozinha desarrumada aumenta em duas vezes a probabilidade das mulheres comerem mais.

Segundo a psicóloga Carolina Marques, co-fundadora da Estar Saúde Mental, o local onde moramos ou onde trabalhamos reflete o nosso estado emocional e até mesmo o lado mais ‘negro’ da mente.

“A desarrumação extrema e contínua pode ser um sinal de sofrimento mental e de certos transtornos, como depressão e ansiedade. Além disso, o caos eleva o nível de stress, pois a desarrumação fornece uma enorme quantidade de informações ao cérebro e é um lembrete permanente da nossa incapacidade de organização ou ainda de que estamos a adiar as nossas atividades”.

Por onde começar?

O início de um novo ano é o mote ideal para tomar algumas decisões e pôr em prática alguns métodos que possam melhorar a qualidade de vida. E um deles é “é organizar a casa”. “Porém, muitas pessoas sentem dificuldade e não sabem por onde começar”, comenta Carolina.

Mas isso não é motivo para deitar a (mais uma) toalha ao chão. Com a ajuda da psicóloga, elaboramos uma lista para ajudar você. Eis:

1. Tudo de uma vez: Não caia na armadilha de escolher uma gaveta ou um armário para fazer a arrumação. Tire um dia e arrume a casa inteira.

2. Desligue-se: Segundo a autora Mary Kondo, que publicou um livro chamado ‘Arrume a sua casa, arrume a sua vida’, 60% daquilo que guardamos não tem utilidade, portanto, na hora de arrumar devidamente a casa ou a secretária do trabalho separe o que vai doar, o que pretende deitar fora e aquilo que realmente é útil.

3. Boas lembranças: Uma das regras para descartar objetos é pensar se os usou nos últimos 6 meses. Outra é se gosta ou não daquilo. Se não usou neste período, doe ou descarte. Se não gosta, idem.

4. Espaços para cada item: Separe tudo por categorias, exemplo: livros, cosméticos, roupas, sapatos, etc. Use caixas organizadoras se for necessário e coloque etiquetas. Tudo isto irá ajudar a encontrar mais facilmente os objetos, além de evitar uma nova de desarrumação e acumulação.

5. Solidão necessária: Se possível faça toda a arrumação sozinho. Outras pessoas podem interferir nas decisões de manter, doar ou deitar fora.

6. Banda sonora: Use uma música para se manter motivado na hora da limpeza. Se for mais calma, melhor, mas use uma banda sonora que lhe dê motivação.

7. Manutenção: Se possível, depois de arrumar, mantenha a organização. Ao chegar em casa, guarde os sapatos, as roupas e demais objetos. E claro, cada coisa no seu lugar.

“A arrumação é importante. Entretanto, se a pessoa já desenvolveu um quadro de depressão e ansiedade é importante também que ela procure uma psicoterapia e um psiquiatra para o tratamento do transtorno. Estas patologias afetam todos os domínios, ou seja, o físico, o mental e o emocional e, com isso, toda ajuda é bem-vinda”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório