Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Como o corpo denuncia (de forma menos óbvia) o stress

Ficou de repente com manchas brancas nas unhas? Este é um dos sinais.

Como o corpo denuncia (de forma menos óbvia) o stress
Notícias ao Minuto

23:00 - 17/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O stress não é apenas sinal de falta de sono, de irritação ou de uma sensação descontrolada de fome. O stress, na verdade, é sinal de um desregulamento total do organismo, um trampolim para a perda de saúde e qualidade de vida. O stress é estar mal... dos pés à cabeça.

Embora existam sintomas que facilmente denunciam este estado, como a ansiedade e a incapacidade de ficar concentrado, a verdade é que o corpo é capaz de mandar sinais menos óbvios de que o cortisol está a tomar o controlo de todo o organismo. E um desses sinais menos claros é o aparecimento de feridas nos cantos da boca, uma espécie de gretas que demoram a cicatrizar e que podem impulsionar o aparecimento de herpes, por exemplo.

Em causa, explica o site Healthista, está a carência de vitaminas do complexo B, em particular a vitamina B6, que está diretamente ligada com o sistema nervoso e que se deixa manipular pela hormona do stress, não sendo capaz de produzir os neurotransmissores serotonina e dopamina. O consumo de cenouras, carne de aves, ovos, peixe, ervilhas, espinafres, sementes de girassol, abacate, bananas, feijão, brócolos e cereais integrais pode ajudar a colmatar esta carência e a promover uma cicatrização mais acelerada. Também à boleia do impacto nas vitaminas do complexo B, agora a vitamina B5, o bruxismo é mais um sinal claro de que o stress.

Uma vez que o stress é capaz interferir diretamente com a capacidade de o organismo absorver nutrientes, também os níveis de zinco ficam comprometidos em estados de maior stress e isso pode causar... manchas brancas nas unhas.

Como lhe contámos aqui, as mudanças de trânsito intestinal são também uma consequência direta do stress, assim como, as gengivas inflamadas e a sangrar, uma consequência do uso forçado do organismo de vitamina C para combater a ação do stress.

E será que o aparecimento de borbulhas duras nos ombros e nas coxas é também um indício de stress? É sim e tudo por culpa do impacto do cortisol na ação da vitamina E, que fica incapaz de atuar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório