Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dos pés à cabeça. Este é o verdadeiro impacto do stress no corpo

É um dos 'ingredientes' mais comuns da atualidade, mas dos que mais impacto tem na saúde.

Dos pés à cabeça. Este é o verdadeiro impacto do stress no corpo
Notícias ao Minuto

07:08 - 13/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Stress por tudo e por nada. Stress em todo o lado. Stress de pessoa para pessoa. O stress é um dos fatores mais comuns no dia a dia e dos que mais impacto negativo tem na saúde e bem-estar, independentemente da idade, do género ou da classe social da pessoa.

O stress afeta qualquer um dos pés à cabeça. Literalmente. Além de potenciar a sensação de tensão e cansaço muscular (podendo causar dores físicas reais), o stress causa ainda desmotivação, irritação, tristeza e incapacidade de concentração. Mas há mais: Sente-se adoentado e não percebe porquê? A culpa é do stress.

Como destaca a revista Marie Claire, o stress é mesmo um veneno para o corpo humano, podendo ser o responsável pelo agravamento da síndrome pós-menstrual, tornando as cólicas ainda mais agressivas do que o devido.

Os elevados níveis de stress são ainda capazes de desregular o sistema digestivo e, isso, por si só, é motivo para levar as mãos à cabeça, uma vez que interfere com a capacidade de armazenar os nutrientes, pode causar úlceras e dar origem a um trânsito intestinal inconstante, em que tanto se pode ficar com diarreia, como com prisão de ventre.

Por andar à boleia do cortisol e por interferir diretamente com o sistema hormonal, o stress crónico consegue ainda desregular os níveis de açúcar no sangue, uma situação que se torna ainda mais alarmante no caso de pessoas com diabetes tipo 2.

Mas o stress não afeta apenas a saúde de uma pessoa, pode mesmo ter implicações em quem a rodeia e prova disso é o impacto tremendo que o stress tem na vida sexual de um casal, visto ser um dos atentados mais comuns da libido.

Estes são os sinais mais claros de que o stress o está a deixar doente e estas as melhores formas de se livrar dele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório