Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sente-se 'estranho' e não sabe o porquê? Culpe o stress

A resposta é sempre a mesma: stress a mais.

Sente-se 'estranho' e não sabe o porquê? Culpe o stress
Notícias ao Minuto

22:49 - 28/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Uma dor aqui, uma sensação estranha ali e algo que incomoda acolá. Vai na volta e todo o corpo parece algo estranho e sem se saber o porquê. Mas a resposta é simples: é tudo culpa do stress.

O stress é uma das maiores dores de cabeça da atualidade e um dos principais trampolins da má saúde física e mental. À revista Self a médica Alicia H. Clark explica que "a ligação entre o cérebro e o corpo é "complexa" e que "todas as pessoas sentem stress e ansiedade de formas diferentes, mas os problemas intestinais, os problemas de pele e até mesmo as artrites e os problemas de circulação podem ser afetados pela forma como interagimos emocionalmente com o nosso ambiente".

Contudo, estes estão longe de serem os únicos problemas causados à boleia do stress. Tal como revela a médica à publicação, a sensação constante de apatia é um dos sinais mais habituais de stress, embora as pessoas nem sempre o entendam como mal pelo simples facto do stress ser quase sempre associado a estados de ansiedade, nervosismo e pressa.

As cãibras podem ser igualmente uma consequência direta do stresss, seja a pessoa uma praticante de desporto ou não, assim como as dores de peito, que são causadas pela ativação inesperada de neurotransmissores de reação (algo que só acontece devido ao stress).

Diz a Self que o stress pode ser ainda responsabilizado pelas diarreias inesperadas e pelo agravamento ou aparecimento de problemas cutâneos. Em ambas as situações, tal deve-se aos mecanismos de defesa que o organismo ativa para fazer frente ao aumento dos níveis de cortisol, uma reação que leva ao aumento de marcadores inflamatórios (para a pele) e de uma maior sensibilidade intestinal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório