Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Nariz congestionado? Eis as 10 possíveis causas

Está com o nariz completamente entupido e não sabe bem porquê? Tem aqui 11 possíveis justificações.

Nariz congestionado? Eis as 10 possíveis causas
Notícias ao Minuto

23:05 - 21/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Estar com o nariz congestionado é sempre mau. Além de o olfato ficar comprometido, a sensação de mal estar e as dores de cabeça são também recorrentes neste tipo de situações. Mas sabe mesmo porque é que fica com o nariz entupido?

Como explica o site da revista Health, são várias as possíveis causas para o congestionamento nasal, contudo, existem 10 motivos bastante comuns e muitas vezes banalizados, comprometendo, assim, o diagnóstico do problema.

Um deles, talvez dos mais lógicos, é a alergia, que pode causar ainda irritação cutânea, olhos inchados, comichão e espirros constantes. Também as gripes e constipações são causa comum para o congestionamento nasal, que, quando não tratado devida e atempadamente, pode levar a uma segunda infeção bacteriana (que cresce com a acumulação de mucosa).

Para a médica Lisa Liberatore, uma das melhores formas de prevenir e travar o congestionamento nasal é através da hidratação, contudo, "ficar longe do álcool, dormir bem" também ajudam a reforçar o sistema imunitário.

Também a sinusite pode dar origem a um nariz mais entupido, uma vez que tanto as bactérias, como os vírus e os alergénicos podem impulsionar esta patologia e levar ao entupimento das cavidades, lê-se na publicação. A sinusite - seja pontual ou crónica - anda muitas vezes de 'mão dada' com dores de cabeça intensas, sendo os sprays nasais uma boa alternativa para atenuar os sintomas.

Mas a sinusite tanto pode ser causa direta como indireta do nariz entupido. Tal como explica a Health, esta patologia pode levar a uma inflamação dos pólipos nasais, inchando-os e bloqueando a passagem de ar.

De acordo com os especialistas consultados pela publicação, o desvio do septo nasal é uma outra causa comum do congestionamento nasal, podendo afetar um ou ambos os lados do nariz. O tratamento, nestes casos, passa quase sempre pela intervenção cirúrgica. Também passível de cirurgia - dependendo, claro, de caso para caso - está o estreitamento das passagens nasais.

Menos óbvio é o impacto da gravidez no nariz entupido, mas a verdade é que esta fase da vida feminina pode dar origem a uma condição chamada de rinite da gravidez e que é causada pela maior fluidez de sangue na região do nariz.

A sensibilidade a determinadas fragrâncias e o stress são outras justificações para o nariz estar mais vezes entupido do que o esperado.

Diz a Health que as adenóides ampliadas é uma outra causa comum para o congestionamento nasal, especialmente durante a infância.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório