Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

As regras de ouro de Rita Nascimento para 'bater' o bolo perfeito

Doces é com ela... e dicas para um bolo perfeito também. No seu mais recente livro, Rita Nascimento revela quais são as três regras de ouro para 'bater' bem.

As regras de ouro de Rita Nascimento para 'bater' o bolo perfeito
Notícias ao Minuto

13:00 - 08/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Para que um bolo fique como o desejado, não basta apenas seguir a receita à risca, é preciso saber como executar corretamente os movimentos.

No seu mais recente livro 'Uma Pastelaria em Casa' [Arte Plural Edições], a chef de pastelaria Rita Nascimento não só dá a conhecer um sem fim de receitas bem doces e segredos culinários (tudo em quase 200 páginas), como explica alguns dos truques mais certeiros para se conseguir um bolo/doce perfeito. E o ato de 'bater' requer alguns truques... ou pelo menos conhecimento.

No livro, a especialista mostra como este simples verbo pode encaixar em três momentos diferentes da confeção:

- Bater para incorporar ar (em merengues, natas ou ovos). "Numa batedeira de mão usam-se as varas; na batedeira de mesa, a vara grande; num robot de cozinha, um acessório batedor; à mão, uma vara de arames";

- Bater para misturar/emulsionar/homogeneizar (em cremes densos, massas pesadas, como a choux ou as de tarte e bolacha e alguns bolos). "Numa batedeira de mão, usam-se as pás torcidas; numa batedeira de mesa, a pá (também conhecida como folha ou raquete); num robot de cozinha, um programa ou velocidade próprios para misturar; à mão, uma colher";

- Bater para amassar (em massas elásticas e fermentadas, como as de pães e brioches). "Numa batedeira de mesa usa-se o gancho, num robot de cozinha ou máquina de pão, um programa próprio para amassar; à mão amassa-se com energia".

Notícias ao MinutoUma Pastelaria em Casa© Arte Plural Edições

Da teoria à prática

Agora que já sabe qual a melhor técnica para bater dependendo do tipo de bolo que faz e equipamento que usa, há que passar à teoria. E, para tal, nada como uns queques, receita cedida gentilmente pela chef de pastelaria.

A receita abaixo encontra-se no livro e rende entre 12 a 15 unidades.

Ingredientes:

2 ovos

200 gramas de açúcar

240 de farinha tipo 55 sem fermento

1 colher de chá de fermento em pó

20 gramas de amido de milho

uma pitada de sal

100 mililitros de leite

1 colher de chá de essência de baunilha

200 gramas de manteiga

Preparação:

Com uma vara de arames ou batedeira elétrica, bata os ovos com o açúcar até ficarem espumosos e esbranquiçados. À parte, junte a farinha, o fermento, o amido e o sal. Aromatize o leite com a baunilha. Sem bater, misture metade da farinha no preparado de ovos e açúcar, seguida do leite e, por fim, da restante farinha.

Derreta a manteiga, sem deixar que aqueça muito, e envolva-a delicadamente na massa. Leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.

Por fim, unte e enfarinhe as forminhas de queques caneladas ou lisas ou use spray desmoldante, e encha-as até 3/4 da capacidade. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 15 a 20 minutos (verifique a cozedura com um palito, que deverá sair seco depois de espetado no centro de um queque).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório