As regras de ouro de Rita Nascimento para 'bater' o bolo perfeito

Doces é com ela... e dicas para um bolo perfeito também. No seu mais recente livro, Rita Nascimento revela quais são as três regras de ouro para 'bater' bem.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
08/10/2017 13:00 ‧ 08/10/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Dicas

Para que um bolo fique como o desejado, não basta apenas seguir a receita à risca, é preciso saber como executar corretamente os movimentos.

No seu mais recente livro 'Uma Pastelaria em Casa' [Arte Plural Edições], a chef de pastelaria Rita Nascimento não só dá a conhecer um sem fim de receitas bem doces e segredos culinários (tudo em quase 200 páginas), como explica alguns dos truques mais certeiros para se conseguir um bolo/doce perfeito. E o ato de 'bater' requer alguns truques... ou pelo menos conhecimento.

No livro, a especialista mostra como este simples verbo pode encaixar em três momentos diferentes da confeção:

- Bater para incorporar ar (em merengues, natas ou ovos). "Numa batedeira de mão usam-se as varas; na batedeira de mesa, a vara grande; num robot de cozinha, um acessório batedor; à mão, uma vara de arames";

- Bater para misturar/emulsionar/homogeneizar (em cremes densos, massas pesadas, como a choux ou as de tarte e bolacha e alguns bolos). "Numa batedeira de mão, usam-se as pás torcidas; numa batedeira de mesa, a pá (também conhecida como folha ou raquete); num robot de cozinha, um programa ou velocidade próprios para misturar; à mão, uma colher";

- Bater para amassar (em massas elásticas e fermentadas, como as de pães e brioches). "Numa batedeira de mesa usa-se o gancho, num robot de cozinha ou máquina de pão, um programa próprio para amassar; à mão amassa-se com energia".

 Notícias ao MinutoUma Pastelaria em Casa© Arte Plural Edições

Da teoria à prática

Agora que já sabe qual a melhor técnica para bater dependendo do tipo de bolo que faz e equipamento que usa, há que passar à teoria. E, para tal, nada como uns queques, receita cedida gentilmente pela chef de pastelaria.

A receita abaixo encontra-se no livro e rende entre 12 a 15 unidades.

 

Ingredientes:

2 ovos

200 gramas de açúcar

240 de farinha tipo 55 sem fermento

1 colher de chá de fermento em pó

20 gramas de amido de milho

uma pitada de sal

100 mililitros de leite

1 colher de chá de essência de baunilha

200 gramas de manteiga

 

Preparação:

Com uma vara de arames ou batedeira elétrica, bata os ovos com o açúcar até ficarem espumosos e esbranquiçados. À parte, junte a farinha, o fermento, o amido e o sal. Aromatize o leite com a baunilha. Sem bater, misture metade da farinha no preparado de ovos e açúcar, seguida do leite e, por fim, da restante farinha.

Derreta a manteiga, sem deixar que aqueça muito, e envolva-a delicadamente na massa. Leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.

Por fim, unte e enfarinhe as forminhas de queques caneladas ou lisas ou use spray desmoldante, e encha-as até 3/4 da capacidade. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 15 a 20 minutos (verifique a cozedura com um palito, que deverá sair seco depois de espetado no centro de um queque).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas