Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro alimentos que deve evitar numa dieta cetogénica

Sabe que tem de aumentar o consumo de gordura e reduzir o de hidratos de carbono, mas provavelmente esquece-se de alguns alimentos que não deve comer nesta dieta.

Quatro alimentos que deve evitar numa dieta cetogénica
Notícias ao Minuto

12:52 - 04/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Dieta

Já lhe falámos da dieta cetogénica, que no geral consiste em comer mais gordura para perder a gordura corporal.

De forma simples, a dieta cetogénica limita a ingestão de hidratos de carbono e maximiza o consumo de gorduras. Se as gorduras saudáveis até são fáceis de identificar, é comum cair-se no erro de achar que os hidratos de carbono são só pão, massa e arroz, o que é um grande erro. Portanto, há alimentos que devem ser evitados por quem faz este tipo de dieta e nem todos são assim tão óbvios.

A revista Delish destacou os quatro alimentos que deve evitar numa dieta cetogénica e que provavelmente não sabia:

É o caso de frutas como as uvas, que são muito ricas em hidratos de carbono – uma taça de uvas pode conter 26 gr de hidratos de carbono. A comer fruta ao lanche, escolha opções com menos hidratos, como a ameixa ou o kiwi (cada um tem menos de 9 gr de hidratos).

Tudo o que seja magro – seja queijo, iogurte, leite, etc – a dieta cetogénica não só permite a gordura como a incentiva pois é a sua base. Portanto, mesmo que o seu cérebro já esteja ‘treinado’ para procurar alimentos magros e ‘light’, se aderiu à dieta cetogénica, esqueça.

Optar pela margarina em vez de manteiga por a primeira ser ligeiramente mais magra também não deve ser uma preocupação nesta dieta. Portanto, aposte na manteiga, não é um hidrato de carbono, é uma gordura e por isso deve comê-la.

É fácil lembrar-se de cortar no pão, na massa e no arroz quando faz uma dieta como a cetogénica que obriga à redução do consumo de hidratos de carbono, mas provavelmente está a esquecer-se de retirar outro acompanhamento muito rico em hidratos e por isso desaconselhado: a batata. Sim, é um tubérculo e não um cereal, mas é rico em hidratos. Opte por acompanhar as refeições com couve-flor ou aipo, que podem ter uma consistência semelhante com muito menos hidratos. Substituir a batata branca pela batata doce também é uma boa opção, uma vez que contém em média menos 10 gr de hidratos de carbono do que a primeira.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório