O que faz melhor, o peixe cru ou cozido?

O químico e nutricionista espanhol Óscar Picazo Ruiz fala-nos sobre as propriedades nutricionais do peixe e da influência que a confeção do peixe pode ter sobre elas.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
09/10/2017 08:55 ‧ 09/10/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Nutrição

Os benefícios do peixe são bem conhecidos, especialmente devido às gorduras saudáveis que contêm, mas será melhor comer o peixe cozinhado ou cru? Se há vegetais que são mais nutritivos quando consumidos crus, será que o mesmo se aplica ao peixe?

O Lifestyle ao Minuto foi tentar saber a resposta junto do químico e nutricionista espanhol Óscar Picazo Ruiz, que vai estar em Portugal nos dias 12 e 14 de outubro como orador e participante na II Conferência Internacional de Nutrição Evolutiva e no IV Congresso Europeu de Nutrição Funcional.

“A comparação entre o peixe cru e cozido é muito boa. Especialmente se pensarmos na estabilidade de ácidos gordos ómega-3 de cadeia longa, como EPA, DHA, que são um dos apetos mais interessantes do consumo de peixe. Estes são ácidos gordos poliinsaturados, que se oxidam facilmente. No entanto, no peixe são protegidos nas membranas celulares”, começa por explicar o especialista.

“Portanto, podemos cozinhar o peixe no forno, grelhado, em papelote ou levemente na chapa, e sempre que não cozinhemos demasiado o peixe, iremos manter a maioria desses ómega-3”, refere.

Além disso, destaca, “a digestibilidade proteica melhora com a confeção culinária” e “a segurança alimentar é sempre maior”. Sobretudo as “mulheres grávidas devem ter muito cuidado com o consumo de peixe cru, evitando-o a todo custo”, aconselha.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas