Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dez alimentos que prometem um coração mais jovem

A alimentação é um dos fatores mais determinantes para uma boa saúde cardiovascular.

Dez alimentos que prometem um coração mais jovem
Notícias ao Minuto

07:24 - 27/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A idade do nosso coração nem sempre corresponde à nossa idade biológica. Alguns maus hábitos, como o sedentarismo, o tabagismo e o stress constante, conseguem envelhecer precocemente aquele que é o nosso órgão vital, deixando-o cada vez mais fraco e à mercê de um sem fim de potenciais agressores.

Mas de todos os fatores que interferem com a saúde e qualidade do coração há um que assume um peso cada vez maior: a alimentação. Aquilo que comemos todos os dias tem um efeito direto e indireto na saúde do coração e tudo depende das escolhas que fazemos.

Enquanto uma dieta altamente inflamatória - rica em alimentos como estes, maioritariamente processados, com açúcar, sal e gorduras saturadas e trans - é capaz de promover uma série de patologias cardiovasculares (e não só), podendo mesmo levar à morte, uma alimentação saudável, que se quer colorida, variada, equilibrada e com muitos alimentos de origem vegetal, é a das formas mais eficazes de zelar pela saúde do coração e dos restantes órgãos do corpo humano.

Um estudo da Universidade de Emory, por exemplo, concluiu recentemente que 50% das mortes por ataque de coração poderiam ser prevenias com algumas mudanças nos hábitos alimentares, mudanças essas que podem começar com a simples inclusão de alimentos 'amigos' do coração, como é o caso do chocolate negro.

Como destaca o site Eat This, Not That!, são vários os estudos que colocam o cacau entre os maiores aliados da saúde cardiovascular, sendo o chocolate negro (com um teor de cacau superior a 70%) um dos alimentos a incluir na alimentação. Quer bons motivos para comer mais chocolate? Tem aqui dez.

O edamame (vagem de grão de soja fervida em água com condimentos) é um outro alimento que ajuda a ter um coração mais jovem e tudo à boleia dos bons níveis de magnésio, folato e potássio, micronutrientes que ajudam a baixar a pressão sanguínea.

Uma vez que a boa saúde do coração depende, em grande parte, da capacidade do organismo fazer frente aos marcadores inflamatórios, também o chá de rooibos é um alimento a ter em conta, visto que não só promove uma maior sensação de calma, como consegue ainda fazer frente à gordura que se vai acumulando na barriga.

Por serem riscos em antioxidantes, o tomate e as nozes são outros dois alimentos que beneficiam a saúde e o funcionamento do coração. Mas há mais: Como destaca a publicação, também as sementes de linhaça (ricas em fibra e, por isso, capazes de reduzir a inflamação e reduzir a gordura acumulada) e o alho germinado conseguem dar mais saúde e anos de vida ao coração, uma vez que ambos possuem propriedades que beneficiam os vasos sanguíneos.

E como um coração saudável pede sempre um corpo com um peso saudável, o controlo da saciedade e da ingestão de alimentos altamente calóricos são outros aspetos a ter em conta, sendo o iogurte (especialmente o grego com baixo teor de gordura) e a batata-doce dois alimentos a incluir com frequência na alimentação.

O iogurte é rico em potássio (o que ajuda a reduzir a pressão arterial) e batata-doce é uma espécie de cocktail de nutrientes que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, funcionando ambos como uma espécie de escudo protetor também contra a diabetes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório