Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

A hormona do 'amor' pode aumentar a ansiedade

E se bloquear a oxitocina, conhecida como a hormona do amor, se conseguisse combater a depressão e a ansiedade em 30 minutos?

A hormona do 'amor' pode aumentar a ansiedade
Notícias ao Minuto

19:03 - 26/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um estudo descobriu que bloquear esta hormona, chamada oxitocina, pode ter um efeito semelhante ao dos anti-depressivos e medicamentos para combater a ansiedade, mas com uma atuação muito mais rápida – em 30 minutos, em vez de quatro semanas como acontece com as medicações.

De acordo com os investigadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, a oxitocina em vez de só lhe trazer emoções positivas pode simplesmente exagerar as emoções que tem logo à partida. Ou seja, se uma interação social ou uma atividade nova o deixa ansioso, com os nervos à flor da pele ou mesmo deprimido, a oxitocina vai exacerbar estas emoções.

Os investigadores descobriram que assim que a libertação desta hormona no cérebro é bloqueada, num estudo feito em ratos, maior era a disposição para interações sociais. O efeito, como reporta o Medical News Today, seria equivalente ao de anti-depressivos ou medicamentos para tratar a ansiedade, mas muito mais rápido.

Brian Trainor, um dos principais autores conta que “para anti-depressivos como o Prozac tere, este mesmo efeito, é preciso um mês de toma diária”. E sublinha: “Os nosso resultados sugerem que a ativação [recetora de oxitocina] no BNST (núcleo da cama da stria terminalis) anteromedial induz uma resposta de vigilância na qual os indivíduos evitam, ainda que estejam presentes em contextos sociais desconhecidos. As nossas conclusões sugerem que as antagonistas [do receptor de oxitocina] podem ter um potencial terapêutico não apreciado para distúrbios psiquiátricos induzidos pelo stress".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório