Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Cinco dicas para atualizar o seu currículo

Quer esteja à procura de um novo emprego ou não, uma atualização anual do CV é sempre uma boa ideia.

Cinco dicas para atualizar o seu currículo
Notícias ao Minuto

08:26 - 18/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Independentemente do cargo que ocupa ou pretende ocupar no futuro, deve olhar para o seu currículo como a sua ‘apresentação profissional’ para quem não o conhece. Portanto, deve certificar-se de que com o passar do tempo o seu CV ainda o continua a representar e apresentar de forma fiel.

O mês de setembro é a altura ideal para atualizar o seu CV para conseguir um novo emprego em 2018 ou simplesmente o manter atualizado todos os anos. A revista Forbes partilhou cinco dicas para atualizar o seu currículo:

Mais do que adicionar experiência, fale de si. Mais do que verificar se os pontos essenciais do seu CV se mantêm atualizados, acrescentado um ou dois pontos e retirando um ou outro menos importante, torne o seu CV mais ‘humano’ revelando mais sobre si enquanto pessoa. Por exemplo, pode revelar o que é que o levou a escolher a área em que trabalha.

Para conseguir fazer uma boa atualização do seu CV deve pensar em si como uma marca. Ou seja, fazer um auto-análise para perceber quem é e o que quer ser profissionalmente, bem como o que procura em termos pessoais e de carreira. Depois deve tentar representar isto no seu currículo.

Deve evitar os CV padrão. Pode parecer mais prático, mas este tipo de CV faz com que não se consiga distinguir das outras pessoas. Parece quase robótico e torna-se difícil de ‘ler’ - ou seja, torna-se difícil de perceber quem realmente é.

O que fazer antes de dar um visual de 2018 ao seu CV: Pegue num caderno ou num diário e escreva sobre a sua vida profissional até hoje. Descreva o seu trabalho ideal e porque é que esse trabalho seria perfeito para si; Fale com o mais sábio dos seus amigos e conte-lhe que está a pensar sobre a sua carreira. Pergunte: O que é que achas que devo fazer com a minha carreira? Considere a resposta dele; Pense naquilo que mais gostava de fazer quando era criança e naquilo que era melhor; Pense no seu trabalho ideal, que tipo de problemas é que conseguiria resolver ao seu empregador?; Pense nos seus trabalhos anteriores, na sua formação e nos seus voluntariados, isso vai ajudá-lo a conseguir histórias inspiradoras e entusiasmantes que podem conquistar o seu futuro empregador.

Como organizar: O seu CV deve começar com o seu nome e os detalhes de contacto no topo da página. Depois deve descrever-se a si e a sua experiência em poucas palavras. Aqui pode incluir as suas motivações e a sua visão geral sobre o seu profissionalismo, por exemplo. Depois, claro, deve enunciar as suas experiências profissionais, da mais recente para a mais antiga.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório