Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Seis truques culinários para remendar o excesso de sal

Mão pesada no sal? Tem aqui a solução.

Seis truques culinários para remendar o excesso de sal
Notícias ao Minuto

10:30 - 12/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Quem cozinha diariamente sabe o quão desgostoso é provar a comida que ainda está ao lume e ficar com a sensação que bebeu um gole de água do oceano. E quando a comida está já servida na mesa e temos convidados em casa? O 'drama'.

Usar sal em excesso na confeção culinária pode ser um defeito, mas também um mero azar. Contudo, em qualquer um dos casos, é importante saber remediar a situação o mais rapidamente possível.

De acordo com o site Pure Wow, existem algumas estratégias para tirar o salgado em excesso da comia e uma delas, como não poderia deixar de ser, é recorrer à água. Se se tratar de uma comida com molho, tentar diluir o sal em água é sempre uma opção a te em conta, devendo-se adicionar a água fria aos poucos para que não fique em excesso e estrague a textura dos alimentos que estão a ser cozinhados.

Para quem receia que a água acabe por tirar os restantes sabores da comida, adicionar uma fonte de gordura (como o abacate, leite de coco, natas de soja ou ricotta) é também uma alternativa a ter em conta.

Apostar nos alimentos mais ácidos - sumo de limão, mostarda dijon, vinagre, etc. - ou recorrer a alimentos com o efeito esponja também resulta. Nesta última alternativa, escreve a publicação, o segredo está em usar quinoa, arroz, couscous ou massa para que consigam absorver o máximo de sal que está na comida. Estes alimentos devem ficar alguns minutos na panela e depois removidos, não comprometendo o sabor final do prato (salvo o controlo do sal).

Nos casos mais extremos - ou mais desesperados -, usar açúcar, mel ou algum tipo de picante intenso também pode resultar caso esteja em causa um guisado, estufado ou assado, por exemplo.

Se o sal em excesso for aplicado na carne, no peixe ou numa proteína vegetal antes de ser cozinhada, dar um banho ao alimento ajuda a tirar o excesso.

O consumo diário de sal não deve exceder os cinco gramas por dia, uma quantidade que inclui o sal que usamos no tempero das refeições, mas também aquele que vem (muitas vezes escondido) nos alimentos processados e industrializados que comemos, como é o caso do pão e das bolachas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório