Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dormir mal pode ser a causa e não a consequência dos problemas mentais

A privação do sono (e a má qualidade do mesmo) foi até agora vista como um sintoma comum de problemas mentais, mas a ciência defende que pode, na verdade, tratar-se da verdadeira causa.

Dormir mal pode ser a causa e não a consequência dos problemas mentais
Notícias ao Minuto

20:05 - 07/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Um recente estudo levado a cabo pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, revela que a privação do sono não é, afinal, um sintoma de problemas mentais, mas na verdade o trampolim para patologias desse género.

Publicado esta semana da revista científica The Lancet Psychiatry, o estudo contou com a participação de 3.700 estudantes universitários diagnosticados com insónia, tendo cada um dos participantes revelado a sua rotina de sono e a existência ou ausência de episódios de paranoia, alucinações, ansiedade e depressão. Todos os participantes tiveram, ainda, de criar um diário de sono, conta o LiveScience.

Os estudantes, com uma média de 24 anos, foram analisados ao longo de 12 semanas, período no qual estiveram divididos em dois grupos: um de controlo e outro em que foram alvo de uma terapia cognitivo-comportamental (TCC) realizada online durante 20 minutos por dia.

De acordo com o site, são duas as principais conclusões a tirar desta investigação. Em primeiro ligar, foi possível provar que o quão mal dormimos pode, realmente, desempenhar um papel negativo na nossa saúde mental, interferindo, ainda, na saúde emocional. 

Em segundo, a terapia que nos faz pensar naquilo que temos e em encontrar soluções para o problema (a TCC) é eficaz na luta contra a insónia. Mas não só: os estudantes que conseguiram controlar a insónia apresentaram um melhor índice de saúde mental, isto é, uma menor probabilidade de experimentar experiências psicóticas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório