Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Quatro problemas de saúde que podem estar relacionados com a ansiedade

A ansiedade pode agravar estes problemas de saúde e eles podem provocar sintomas que se confundem com a ansiedade.

Quatro problemas de saúde que podem estar relacionados com a ansiedade
Notícias ao Minuto

17:00 - 13/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

A sua angústia excessiva pode ter raízes mais profundas do que a ansiedade.

A revista Boa Forma revela que há problemas de saúde que tanto podem ser agravados com a ansiedade como podem provocar sintomas que se confundem com a ansiedade:

Síndrome do intestino irritável. Esta doença crónica que afeta o intestino grosso, provoca dores, gases, diarreia e prisão de ventre. Estes sintomas acabam por interferir na parte emocional das pessoas que dela sofrem, despertando a ansiedade.

Arritmias cardíacas. Consiste na irregularidade dos batimentos cardíacos. Ou seja, quando o coração bate muito rápido, muito devagar ou de forma irregular. “Sentir o coração acelerado é uma reação física que desencadeia um processo ansioso”, destacou Paulo Camiz, médico de clínica geral no Hospital das Clínicas de São Paulo, à revista Boa Forma.

Hipoglicemia. Consiste em ter níveis de açúcar no sangue demasiado baixos e pode provocar dores de cabeça, náuseas, confusão mental e até perda de consciência. Pode surgir por não comer há muitas horas ou devido a doenças como diabetes ou hepatite. Para combater a baixa de açúcar o corpo liberta adrenalina, o que faz com que a ansiedade aumente.

Artrite reumatoide. Esta doença inflamatória crónica afeta as articulações e pode originar inchaços dolorosos nas mãos e nos pés. “Os episódios recorrentes de dor acabam por gerar uma interseção entre sintomas depressivos e de ansiedade”, revela Paulo Camiz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório