Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Já ouviu falar do treino que restringe o fluxo sanguíneo?

Já viu alguém no ginásio a treinar com umas fitas elásticas nos bíceps ou nos glúteos? Há uma ciência por traz disto.

Já ouviu falar do treino que restringe o fluxo sanguíneo?
Notícias ao Minuto

22:24 - 10/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Fitness

Um crescente número de homens e mulheres está a amarrar os seus braços e glúteos com fitas elásticas enquanto levanta pesos na esperança de obter bíceps e glúteos mais musculados.

Este método, chamado treino de restrição do fluxo sanguíneo, consiste, como o nome indica, em restringir o fluxo sanguíneo para o músculo (mas só das veias, não das artérias) enquanto se treina levantando pesos leves ou fazendo movimentos sem pesos.

Apesar de poder parecer perigoso, os estudos apontam que este estudo pode ajudar mesmo a aumentar os músculos, uma vez que causa hipertrofia – desenvolvimento excessivo de um órgão sem alteração real do seu tecido -, e que ainda pode ajudar as pessoas a recuperar de uma lesão.

Jeremy Loenneke, professor de saúde e exercício na Universidade do Mississippi, disse ao site Tonic: "As potenciais implicações que a restrição do fluxo sanguíneo tem para a reabilitação é o que mais me entusiasma. Há alguns indícios de que a aplicação da restrição do fluxo sanguíneo na ausência de exercício pode ser útil para ajudar a manter o tamanho e a força muscular".

O treinador pessoal Lee Brogan revela que "quando se restringe o sangue às veias, mas se deixa as artérias abertas, isto permite que o sangue permaneça ‘preso’ nos músculos, aumentando imediatamente o tamanho do músculo e fazendo com que este trabalhe mais e chegue à fadiga mais depressa, criando mais carga e aumentando do crescimento.”

Destaca ainda que "conseguir usar pesos mais leves também significa que o corpo vai recuperar mais rápido e poupa as articulações de cargas pesadas”

Como reporta o Daily Mail, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal e que partiu da revisão de 20 estudos, os exercícios físicos de baixa carga, juntamente com a restrição do fluxo sanguíneo, podem melhorar a força muscular em pacientes com lesões musculoesqueléticas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório