Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Homens, "orgasmo e ejaculação são coisas diferentes"

Neste que é o Dia Mundial do Orgasmo, o Lifestyle ao Minuto falou com a educadora sexual Aline Castelo Branco para tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o orgasmo masculino.

Homens, "orgasmo e ejaculação são coisas diferentes"
Notícias ao Minuto

10:05 - 31/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Educação

O orgasmo é o ponto em que se atinge a excitação máxima, o clímax. Depende, como revela a educadora sexual Aline Castelo Branco ao Lifetyle ao Minuto, de um ciclo de resposta sexual.

Tanto nos homens como nas mulheres esse ciclo – identificado por William Masters e Virginia Johnson (1966) - passa por pontos muito importantes: a excitação, desejo, a parte do plateau, o orgasmo (que é o clímax) e o relaxamento. Apesar de nas mulheres este ciclo de resposta depender de alguns fatores como a idade ou a fertilidade, porque depende muito do ciclo menstrual, no homem começa mais cedo.

Aline Castelo Branco explica que uma grande dúvida que existe tanto no universo masculino como no universo feminino é se a ejaculação é o mesmo do que o orgasmo. "O orgasmo e ejaculação são coisas diferentes", sublinha.

Apesar de o mais comum ser a ejaculação e o orgasmo surgirem em simultâneo, não são a mesma coisa.

"O homem pode ejacular e não sentir orgasmo, porque o orgasmo depende do ciclo de resposta de que falámos. Se o homem começar a construir esse ciclo de resposta e ejacular a meio, ele pode não ter um orgasmo depois. No entanto, o homem também pode ter o orgasmo primeiro e não ejacular, é o que acontece aos homens que têm uma ejaculação mais retardada”, elucida a especialista.

Confira, abaixo, as respostas de Aline Castelo Branco a três perguntas-chave.

Como é que o homem percebe se atingiu o orgasmo ou não?

Ele precisa de conhecer o seu corpo e o seu funcionamento na prática sexual. Não existe um treino, ele tem de se observar, perceber como é que acontece este ciclo de resposta, como é que o corpo reage, etc.

Geralmente, quando o homem chega ao clímax ele tem algumas reações como pequenos espasmos ou tremores no corpo. O corpo também fica mais quente e depois há homens que têm reações mais fortes, de dominar a mulher, e há outros que têm uma reação mais contida.

Porque é que os homens gostam tanto de receber sexo oral?

Porque para o homem, ter a mulher com a boca no genital representa um domínio e ao mesmo tempo ele consegue controlar a situação. No momento em que a mulher faz sexo oral ao homem, ela esta a estimular o ponto de maior sensibilidade do homem, que é a glande. Enquanto estimula a glande, faz com que o sangue continue a ser bombeado para esta área, para que a ereção seja mais duradoura e o estímulo para a ejaculação seja mais rápido. É por isso que o homem gosta tanto: ativa os seus pontos mais sensíveis.

Na penetração, por exemplo, o homem precisa de um controlo e uma concentração maiores para conseguir chegar ao orgasmo, porque ali ele só tem a penetração na vagina e o movimento, não tem nada a mexer-lhe.

E em termos de posição, os homens têm alguma preferida?

A posição preferida é a 'canzana', porque nesta posição o homem consegue observar o corpo todo da mulher, tem a região anal de frente e está a abraçar e a dominar a mulher. Todo o sexo que para o homem representa uma dominação, é uma mais valia.

Claro que a questão da posição é muito pessoal, mas no geral a posição de 'canzana' é a mais requisitada por esses motivos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório