Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Porque é que as borbulhas deixam marca mesmo depois de desaparecem?

Apertar a borbulha é uma das causas, mas não só.

Porque é que as borbulhas deixam marca mesmo depois de desaparecem?
Notícias ao Minuto

10:30 - 23/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pelé

A acne é um dos problemas cutâneos mais comuns e dos que mais afeta a autoestima. A presença de várias borbulhas em torno do rosto (ou outras partes do corpo) afeta negativamente o bem-estar de uma pessoa, sensação essa que, por vezes, se prolonga mesmo quando as borbulhas desaparecem mas deixam um rasto, isto é, uma cicatriz.

Como explica à revista InStyle a médica Estee Williamns, a mancha que fica na pele depois de uma borbulha desaparecer é o resultado de uma hiperpigmentação resultante da intensidade da inflamação da borbulha. Contudo, além da mancha, é ainda possível ficar uma pequena cicatriz (ou buraquinho) na pele, uma espécie de 'mini cratera' resultante do (péssimo) hábito de apertar as borbulhas até que estas 'expludam'.

Mas não é apenas o hábito de apertar uma borbulha aquele que mais faz crescer a probabilidade de ganhar uma cicatriz, o tipo de pele (se mais sensível), o hábito de fumar e ainda os genes podem também contribuir para tal, diz a médica.

Tratar de uma cicatriz causada por borbulhas nem sempre é fácil e a eficácia dos cremes deixa quase sempre muito a desejar, mas existem pequenos gestos que podem ajudar a atenuar a marca, como é o caso do hábito da esfoliação, o uso de protetor solar e de um creme que vá ao encontro das necessidades da pele. Procurar o aconselhamento médico e tentar avaliar os níveis vitamínicos também pode ajudar, pois um organismo reforçado é meio caminho andado para uma pele saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório