Voltar a correr depois de uma lesão requer sempre algum cuidado e paciência. Para que o regresso à rotina de running seja o mais seguro e eficaz possível é importante centrar primeiramente toda e qualquer atenção na recuperação e só depois é que se deve pensar na corrida em si.
Assim que a recuperação é já certa, não só é importante voltar ao ritmo, como também prevenir uma recaída ou o aparecimento de uma outra lesão, algo que acontece com frequência quando a recuperação não é devidamente feita. Para tal, escreve o El Confidencial no seu site, há que dar mais movimento ao corpo, evitando, sempre, iniciar a atividade física quando ainda não se está devidamente quente. Os alongamentos são fundamentais, mas é preciso não cair em alguns erros comuns.
Além disso, é igualmente importante apostar no reforço muscular, especialmente se em causa estiver a recuperação de uma lesão no joelho. Este reforço muscular deve ser feito através de exercícios de força e natação que devem ainda ser alternados com a corrida e a caminhada (que deve igualmente fazer parte do plano inicial de treino pós-lesão).
Prestar atenção a toda e qualquer dor que possa surgir é um outro ponto fundamental e a visita ao médico não deve tardar se esse mal-estar for prolongado ou incapacitante.
O aumento da intensidade do treino (seja a nível de velocidade ou distância) deve ser gradual e respeitar cada sinal que o corpo vai dando.