Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Doenças da cavidade oral afetam entre cinco a 20 vezes mais os fumadores

Convém nunca esquecer a importância de uma boa higiene oral.

Doenças da cavidade oral afetam entre cinco a 20 vezes mais os fumadores
Notícias ao Minuto

14:30 - 30/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dentição

Os fumadores apresentam entre cinco a 20 vezes mais probabilidade de desenvolver cancro oral e da faringe do que os não fumadores. 

Os números são recordados em comunicado pelo Instituto de Implantologia, uma clínica dentária com sede em Lisboa, e surgem no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala já nesta quarta-feira, dia 31 de maio.

A nicotina e os restantes químicos presentes no tabaco representam das maiores ameaças à saúde oral, agravando patologias como as doenças das gengivas, halitose (mau hálito), até ao escurecimento e pigmentação dos dentes. Entre os riscos a ter em conta está também o de aparecimento de outras doenças mais grave,s como o cancro oral.

João Caramês, diretor do Instituto Implantologia, realça ainda que “o consumo regular de tabaco deixa marcas facilmente identificáveis durante uma consulta de rotina”.

Além do mais, em termos pedagógicos e terapêuticos, “o médico dentista tem ainda um papel fundamental no acompanhamento de doentes que querem deixar de fumar”, defende.

Para contrariar os malefícios do tabaco, nada como apostar numa boa higiene oral é fundamental para reduzir os malefícios do tabaco. A escovagem diária dos dentes após as refeições e a utilização diária de fio dentário ajudam na prevenção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório