Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Distúrbios da tiroide. Uma doença, dois tipos e 7 sintomas desvalorizados

Celebra-se esta quinta-feira o Dia Mundial da Tiroide, uma data que tem como objetivo alertar para a importância de conhecer os sintomas de cada um dos distúrbios causados por aquela que é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano.4

Distúrbios da tiroide. Uma doença, dois tipos e 7 sintomas desvalorizados
Notícias ao Minuto

10:40 - 25/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Será que estou cansado porque dormi mal? Será que dormi mal porque ando demasiado stressado? Será o stress que me deixa irritado e apático? Sim… pode estar cansado porque dormiu mal, pode ter dormido mal por anda stressado e o stress deixa-o irritado. Mas também pode estar cansado, com mau sono e até mesmo irritado por causa da tiroide.

Confuso? Não se sinta sozinho, pois a grande maioria das pessoas não só não conhece os verdadeiros sinais dos distúrbios de tiroide, como tende a desvalorizá-los por serem tão comuns à rotina diária.

Para alertar para esta tendência e para a importância de conhecer a doença e todas as suas implicações, a nona edição da Semana Internacional da Tiroide (que se realiza até ao dia 28 de maio) lança a campanha ‘Não é você, é a sua tiroide’, que tem como objetivo destacar a semelhança que existe entre os sintomas dos distúrbios da tiroide (hipertiroidismo e hipotiroidismo) e os efeitos da rotina diária atual, cada vez mais apressada, stressada e frenética.

Somente quando se conhecem tais sintomas e se dá ouvidos ao próprio corpo é que é possível fazer um diagnóstico certeiro e atempado da doença. E são estes os sintomas de distúrbio da tiroide mais desvalorizados e confundidos com as consequências do estilo de vida atual:

  • Cansaço excessivo
  • Depressão, ansiedade e irritabilidade
  • Falta de concentração
  • Dores de cabeça e enxaquecas
  • Falta de energia
  • Intolerância a ambientes frios e/ou quentes
  • Alterações na menstruação

“Esta campanha baseia-se nos resultados de um inquérito internacional, apoiado pela Merck, em colaboração com a Federação Internacional da Tiroide (TFI), que revelam que muitas mulheres se culpam a si próprias, e às escolhas relativas ao seu estilo de vida, com sintomas como alterações de peso, irritabilidade, ansiedade, insónias e fadiga, não compreendendo que uma doença da tiroide pode ser a causa subjacente”, lê-se num comunicado enviado às redações. Contudo, importa salientar que os distúrbios da tiroide, embora mais comuns no sexo feminino, podem ainda afetar os homens.

A campanha pretende ainda “encorajar as pessoas a reconhecer os sintomas da doença e a consultar o seu médico, em vez de se culparem e atribuírem os seus sintomas à vida quotidiana”.

O diagnóstico adequado pode ser obtido por uma análise sanguínea que “ajuda a verificar se a glândula tiroideia está a funcionar normalmente”.

Localizada no pescoço, a glândula da tiroide é uma das que mais interfere com o bem-estar e com a qualidade de vida das pessoas. Por se tratar de uma glândula de secreção endócrina, a tiroide tem o ‘poder’ de libertar hormonas tiroideias (T3 e T4) para a corrente sanguínea, podendo ocorrer de forma excessiva (o que dá origem ao hipertiroidismo), ou de forma deficiente (o hipotiroidismo).

Seja por excesso ou por defeito, o mau funcionamento da tiroide é capaz de dominar o corpo, dando origem aos mais variados sintomas. Contudo, é a secreção diminuída de hormonas tiroideias que mais afeta o corpo e qualidade de vida da pessoa e o cansaço extremo é uma das consequências mais comuns da escassez deste topo de hormonas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório