Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

A felicidade aos olhos da ciência e as dicas do homem mais feliz do mundo

A felicidade é um estado subjetivo e que depende de um vasto leque de fatores, mas a felicidade é também um objetivo, uma necessidade e uma forma de estar. A ciência foi à procura de respostas sobre esta questão junto daquele que é considerado o homem mais feliz do mundo.

A felicidade aos olhos da ciência e as dicas do homem mais feliz do mundo
Notícias ao Minuto

08:24 - 23/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O que é que faz uma pessoa feliz? Muitas coisas, tantas quantas cada pessoa no mundo, não fosse a felicidade um estado subjetivo e que depende de um vasto leque de fatores interno e externos ao homem.

Contudo, embora a felicidade varie de pessoa para pessoa, a ciência não quis deixar de analisar e de tentar perceber se existe ou não um denominador comum neste estado de graça tão procurado pelas pessoas.

E foi mesmo isso que a Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, decidiu fazer. Para avaliar o que é, então, a felicidade, a equipa norte-americana de cientistas recorreu à avaliação das ondas cerebrais do monge budista Matthieu Ricard, que se considera feliz, pleno e repleto de boas energias.

Conta a BBC que o cérebro do monge budista Matthieu Ricard mostrou emitir ondas de uma gama (ainda) sem precedentes na literatura científica, ondas essas que estão diretamente ligadas à atenção, à consciência, à aprendizagem e à memória. Além disso, as análises cerebrais mostraram que a atividade do seu córtex pré-frontal esquerdo é bem mais intensa do que a realizada pelo direito, o que leva os cientistas a crerem que se trata de homem otimista e sem propensão ao negativismo. Dizem os mentores do estudo que o monge budista Matthieu Ricard é, por isso, o homem mais feliz do mundo.

Uma vez que a parte biológica e científica já conseguiu determinar como atua o cérebro de uma pessoa feliz, faltava a estes investigadores perceber que fatores contribuem para o otimismo e para tais ondas cerebrais de felicidade. E, para tal, nada como perguntar ao homem mais feliz do mundo quais os seus segredos.

De acordo com a publicação britânica, o monge budista Matthieu Ricard começou por dizer que um dos segredos da felicidade é saber qual o verdadeiro significado de felicidade, que, frisou, deve ser “um jeito de ser”, isto é, uma forma de estar, um estilo de vida. Depois, há que ser paciente e levar o tempo que for necessário para que as 2qualidades humanas fundamentais gerem o bem-estar”.

Uma vez que a felicidade está diretamente ligada à capacidade de afastar os pensamentos negativos, o monge budista Matthieu Ricard salientou aos cientistas norte-americanos que treinar a mente é meio caminho andado para ter uma postura mais positiva, concentrada e altruísta.

Para o monge budista a meditação é também um dos caminhos que levam à felicidade, mas apenas se for pouco praticada e de forma frequente. Aqui, deu o exemplo das plantas, que devem ser regadas com pouca água e várias vezes por semana.

Por fim, mas não menos importante na luta pela felicidade, o monge budista Matthieu Ricard defendeu que as pessoas não podem deixar-se levar pelo tédio.

E já agora, será esta a fórmula matemática para a felicidade?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório