Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comichão no couro cabeludo? Eis cinco possíveis culpados

Apesar de a caspa ser o culpado mais conhecido, pode haver outros.

Comichão no couro cabeludo? Eis cinco possíveis culpados
Notícias ao Minuto

09:51 - 17/05/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Beleza

Está sempre com vontade de coçar a cabeça?

A comichão no couro cabeludo é bastante irritante e desconfortável, mas apesar de a caspa poder ser o seu principal suspeito, há outros que também podem ser responsáveis por esta situação.

Abaixo revelamos-lhe cinco possíveis situações que, segundo a revista Health, podem ser responsáveis pela comichão no couro cabeludo:

Caspa. Cerca de metade da população sofre ou já sofreu com a caspa e os seus sintomas – couro cabeludo seco, prurido e com partículas brancas sempre a soltar-se. Os champôs anti-caspa podem ajudar a combater este problema e produtos naturais como óleo de coco, vinagre de maçã ou aloe vera, também.

Dermatite seborréica. Trata-se de uma inflamação dos folículos e é considerada uma forma agressiva de caspa, diferente de eczema. Não se conhecem as suas causas, mas esta condição pode ser tratada com cremes esteroides como hidrocortisona e fluocinolone ou champôs especializados.

Piolhos. Apesar de serem mais comuns nas crianças, também podem afetar os adultos. Os piolhos podem ser combatidos com champôs ou produtos que os atordoam ou matam e depois removidos com um pente especial. Há ainda quem recorre a opções naturais como azeite e maionese.

Dermatite de contacto. Esta é uma reação comum da pele que é provocada pelo contacto com materiais aos que é alérgico ou sensível. Certos tipos de maquilhagem, o latex ou o níquel são algumas das coisas que podem ser responsáveis por esta reação. No couro cabeludo a culpa pode ser das tintas de cabelo ou de produtos de styling. A pele fica irritada e inflamada e dá comichão. Parar de usar o produto ou material que causou a alergia deverá ser suficiente para acabar com os sintomas, mas também pode aplicar esteroides tópicos.

Micose. Esta infeção fúngica contagiosa, conhecida por aparecer nos pés e nos genitais, também pode surgir no couro cabeludo. Pode deixar o couro cabeludo a escamar, dar comichão e até levar à perda de partes do cabelo. Há tópicos antifúngicos para tratar a micose e pode ainda tomar comprimidos se a reação for particularmente grave.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório