A banana é muito reconhecida por ajudar a combater as cãibras e por isso muitas vezes vemos atletas a consumir esta fruta durante treinos e provas. Os especialistas alertam que não se deve comer banana durante o exercício físico.
A escrever para a revista brasileira Veja, através do blogue Letra de Médico, Paulo Zogaib conta que a concentração de potássio numa banana é relativamente alta, em comparação com outros alimentos, e que este pode ser o motivo por se ter popularizado entre os desportistas.
No entanto, o especialista alerta que “a principal causa de perda de potássio é a perda de magnésio. O magnésio estimula a bomba de sódio e potássio, portanto, se não houver reposição de magnésio, de nada adiantará a reposição de potássio.”
Para que ambos os minerais sejam absorvidos rapidamente, algo que os atletas necessitam, o especialista recomenda a ingestão de bebidas isotónicas.
Já sobre comer banana durante treinos e provas, o médico e professor de medicina desportiva da Universidade Federal de São Paulo, desaconselha veementemente. Isto porque sendo um alimento sólido vai ‘desviar’ a circulação do sangue dos músculos para o estômago, prejudicando a oxigenação dos músculos e até, ao exigir a maior concentração de líquidos no estômago, dependendo das condições climatéricas, pode levar à desidratação.
O momento ideal para comer banana é, segundo o especialista, antes de iniciar o treino. Até porque, além do potássio, a banana contém frutose, um açúcar natural que vai contribuir para a produção de energia necessária para treinar.