Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Duas estratégias para manter as superbactérias bem longe

As superbactérias são uma das principais ameaças da atualidade.

Duas estratégias para manter as superbactérias bem longe
Notícias ao Minuto

16:55 - 04/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Quando o tema é a saúde futura, há um fator que aumenta de forma unânime os níveis de preocupação: as superbactérias.

Estas bactérias imunes à ação de antibióticos tornam-se cada vez mais resistentes e assumem-se como um dos problemas de saúde pública mais alarmantes, estimando-se que possam causar milhões de mortes em todo o mundo e num curto espaço de tempo. E são 12 as superbactérias que mais preocupam, diz a OMS.

Por ser uma questão delicada e cuja resolução pede celeridade, o impacto das superbactérias foi debatido na mais recente conferência Fortune’s Brainstorm Health, que todos os anos junta os principais especialistas na área da saúde.

Conta a Time que a questão não passou em claro e que os entendidos convidados traçaram aquelas que são as duas estratégias prioritárias para manter as superbactérias bem longe da saúde humana. E tudo começa com uma redução significativa dos antibióticos, fármacos que, para o médico Jean Patel, são receitados cada vez mais e sem uma real necessidade.

Contudo, não são apenas os antibióticos para fins medicinais que causam alarido: diz o especialista que é importante travar o uso deste tipo de químicos na produção animal e agrícola.

Mas voltando ao uso do antibiótico por pessoas, Charles Chiu, diretor da Universidade da Califórnia, defende que a melhor forma de reduzir a quantidade ingerida é com o diagnóstico cada vez mais precoce das doenças, de forma a que possam ser tratadas com outros fármacos ou terapêuticos, deixando, então, de ser necessário recorrer a antibióticos.

Aposta em mecanismos de inteligência artificial, como lhe mostrámos aqui, é um caminho a seguir na busca por diagnósticos imediatos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório