A alimentação é um dos aspetos mais importantes na rotina de exercício físico, especialmente quando a modalidade mais praticada é a corrida. Seja numa prova longa ou mais curta, é preciso prestar uma especial atenção aos alimentos ingeridos tanto no dia anterior à prova/treino, como também nos momentos que antecedem a corrida.
No que diz respeito às corridas de cinco quilómetros – que podem ser um verdadeiro desafio para quem começou agora a correr –, o jantar antes da prova deve dar prioridade aos vegetais de folha verde escura (como o espinafre ou a couve kale), aos brócolos e aos hidratos de carbono mais nutritivos, como a batata doce. Diz o site Mind Body Green que a proteína deve ser magra ou vegetal e que a quantidade deve respeitar as necessidades do corredor. Em caso de dúvida, o melhor é mesmo consultar um nutricionista para perceber qual o melhor plano alimentar para os treinos de corrida, sob a pena do gasto calórico ser mais elevado do que aquele que é ingerido.
Já no dia da prova, convém que a última refeição antes da corrida seja feita até duas horas antes do arranque, de forma a que o processo digestivo seja feito de forma adequada. É importante comer algo que seja já habitual, pois corre-se o risco de ficar indisposto.
Evitar todo e qualquer alimento que possa mexer com o funcionamento intestinal é uma ‘regra’ a seguir, diz o site, que destaca a importância da batata-doce como ‘combustível’ saciante. Quando a fome aperta antes da corrida, a banana é uma opção sempre válida. Mas existem outros alimentos 'amigos' dos corredores.
Para que a primeira prova de cinco quilómetros corra às mil maravilhas, eis tudo o que deve fazer.