Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

O que fazer antes da primeira corrida de cinco quilómetros

Cinco quilómetros é a distância escolhida por grande parte das pessoas para se estrearem no mundo das provas de corrida.

O que fazer antes da primeira corrida de cinco quilómetros
Notícias ao Minuto

14:05 - 22/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Running

Começou agora a correr e já tem em mente uma prova para oficializar a sua dedicação ao running? Então o melhor é apostar num percurso de cinco quilómetros.

Esta é a distância escolhida por grande parte das pessoas para se estrearem no mundo das provas de corrida, uma vez que é aquela que dá para testar melhor a capacidade de resistência física e respiratória e a probabilidade do atleta poder avançar para percursos de dez ou mais quilómetros.

Mas antes de iniciar a corrida de cinco mil metros, é importante ter alguns aspetos em conta, sob a pena daquela que iria ser uma simples prova de 30/40 minutos passar a ser um verdadeiro martírio.

De acordo com a Prevention, uma das primeiras coisas a fazer é escolher uma prova cujo piso seja idêntico aos dos treinos, pois só assim se evita um maior risco de lesão e dificuldades em completar o desafio. Investigar sobre a prova, saber bem onde é o local de partida, a chegada e o percurso é igualmente importante, especialmente se a corrida for feita numa cidade que não se conhece. Evitar uma prova que esteja encaixada num evento de meia-maratona ou maratona é também um aspeto a ter em conta para evitar a confusão ao máximo.

Como se trata da primeira prova, a excitação é grande e a ansiedade de fazer o melhor tempo possível também. Contudo, é preciso ter cuidado e não gastar todas as energias nos primeiros minutos. Como diz a publicação, o melhor é mesmo começar devagar e, passado uns minutos, acelerar até obter um ritmo que permita respeitar a passada e a capacidade física e respiratória.

O equipamento é importante e deve-se escolher os ténis que são usados nos treinos (e nunca, jamais em tempo algum estrear uns sapatos num dia de prova). A camisola e os calções/leggins devem ser também o mais confortáveis possíveis e o boné nunca deve ser esquecido.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório