Começou agora a correr e já tem em mente uma prova para oficializar a sua dedicação ao running? Então o melhor é apostar num percurso de cinco quilómetros.
Esta é a distância escolhida por grande parte das pessoas para se estrearem no mundo das provas de corrida, uma vez que é aquela que dá para testar melhor a capacidade de resistência física e respiratória e a probabilidade do atleta poder avançar para percursos de dez ou mais quilómetros.
Mas antes de iniciar a corrida de cinco mil metros, é importante ter alguns aspetos em conta, sob a pena daquela que iria ser uma simples prova de 30/40 minutos passar a ser um verdadeiro martírio.
De acordo com a Prevention, uma das primeiras coisas a fazer é escolher uma prova cujo piso seja idêntico aos dos treinos, pois só assim se evita um maior risco de lesão e dificuldades em completar o desafio. Investigar sobre a prova, saber bem onde é o local de partida, a chegada e o percurso é igualmente importante, especialmente se a corrida for feita numa cidade que não se conhece. Evitar uma prova que esteja encaixada num evento de meia-maratona ou maratona é também um aspeto a ter em conta para evitar a confusão ao máximo.
Como se trata da primeira prova, a excitação é grande e a ansiedade de fazer o melhor tempo possível também. Contudo, é preciso ter cuidado e não gastar todas as energias nos primeiros minutos. Como diz a publicação, o melhor é mesmo começar devagar e, passado uns minutos, acelerar até obter um ritmo que permita respeitar a passada e a capacidade física e respiratória.
O equipamento é importante e deve-se escolher os ténis que são usados nos treinos (e nunca, jamais em tempo algum estrear uns sapatos num dia de prova). A camisola e os calções/leggins devem ser também o mais confortáveis possíveis e o boné nunca deve ser esquecido.