O que os runners devem a todo o custo evitar comer antes de uma prova

A boa alimentação é a chave para o sucesso de uma corrida… mas também para a arruinar.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
15/04/2017 20:34 ‧ 15/04/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Dicas

Quando a corrida começa a fazer parte da rotina de treino de um atleta, a alimentação passar a ser um dos aspetos mais valorizados e até mesmo estudados, de forma a que a escolha dos alimentos seja sempre a melhor e vá ao encontro das necessidades e objetivos traçados.

Contudo, enquanto alguns alimentos são fundamentais para a resistência física e emocional, outros são verdadeiros inimigos da boa performance… e tudo porque provocam um das situações mais temidas pelos atletas: a diarreia durante a prova.

Comum nas provas de longa distância, a diarreia pode não só ser um momento bastante embaraçoso, como também penoso, uma vez que está quase sempre acompanhada de cólicas e dores abdominais.

A prevenção é a palavra de ordem e, segundo a revista Prevention, um dos primeiros aspetos a ter em conta, aliás, a excluir da alimentação nas horas que antecedem a prova é o café, uma vez que a cafeína tem uma atuação direta e imprevisíveis no trânsito intestinal. Se a ideia é obter um boost de energia antes da prova, o melhor, diz a revista, é trocar o café pela maçã.

Os cereais com alto teor de fibra são igualmente de evitar, incluindo-se aqui as papas de aveia, especialmente se forem combinadas com frutos vermelhos e sementes de chia, outros dois alimentos que estimulam o trânsito intestinal e que, quando combinados, podem ser uma verdadeira ‘bomba’. Para o corredor e autor do livro ‘Eating in Color’, Frances Largeman-Roth, não há nada melhor e mais saciante do que uma tosta com manteiga de amendoim e banana.

Os alimentos processados e adoçados com sorbitol (um açúcar químico de rápida absorção) são igualmente de evitar, tal como as comidas picantes. No dia que antecede a prova, não se deve comer alimentos muito picantes pois estes aceleram o metabolismo e promovem um melhor funcionamento do trânsito intestinal que, por si só, é já estimulado o suficiente durante a atividade física.

Diz ainda a Prevention, que falou com especialistas na área da saúde e também atletas experientes, que os lacticínios não devem constar na refeição que antecede a corrida e que as leguminosas devem ser também banidas, uma vez que contêm altos níveis de fibra.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas