Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

O que os runners devem a todo o custo evitar comer antes de uma prova

A boa alimentação é a chave para o sucesso de uma corrida… mas também para a arruinar.

O que os runners devem a todo o custo evitar comer antes de uma prova
Notícias ao Minuto

20:34 - 15/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Quando a corrida começa a fazer parte da rotina de treino de um atleta, a alimentação passar a ser um dos aspetos mais valorizados e até mesmo estudados, de forma a que a escolha dos alimentos seja sempre a melhor e vá ao encontro das necessidades e objetivos traçados.

Contudo, enquanto alguns alimentos são fundamentais para a resistência física e emocional, outros são verdadeiros inimigos da boa performance… e tudo porque provocam um das situações mais temidas pelos atletas: a diarreia durante a prova.

Comum nas provas de longa distância, a diarreia pode não só ser um momento bastante embaraçoso, como também penoso, uma vez que está quase sempre acompanhada de cólicas e dores abdominais.

A prevenção é a palavra de ordem e, segundo a revista Prevention, um dos primeiros aspetos a ter em conta, aliás, a excluir da alimentação nas horas que antecedem a prova é o café, uma vez que a cafeína tem uma atuação direta e imprevisíveis no trânsito intestinal. Se a ideia é obter um boost de energia antes da prova, o melhor, diz a revista, é trocar o café pela maçã.

Os cereais com alto teor de fibra são igualmente de evitar, incluindo-se aqui as papas de aveia, especialmente se forem combinadas com frutos vermelhos e sementes de chia, outros dois alimentos que estimulam o trânsito intestinal e que, quando combinados, podem ser uma verdadeira ‘bomba’. Para o corredor e autor do livro ‘Eating in Color’, Frances Largeman-Roth, não há nada melhor e mais saciante do que uma tosta com manteiga de amendoim e banana.

Os alimentos processados e adoçados com sorbitol (um açúcar químico de rápida absorção) são igualmente de evitar, tal como as comidas picantes. No dia que antecede a prova, não se deve comer alimentos muito picantes pois estes aceleram o metabolismo e promovem um melhor funcionamento do trânsito intestinal que, por si só, é já estimulado o suficiente durante a atividade física.

Diz ainda a Prevention, que falou com especialistas na área da saúde e também atletas experientes, que os lacticínios não devem constar na refeição que antecede a corrida e que as leguminosas devem ser também banidas, uma vez que contêm altos níveis de fibra.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório