Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Trabalhos que prejudicam seriamente a saúde

Desde a produção de pipocas em fábricas ao ‘fracking’ - processo de extração de petróleo e gás das rochas de xisto - saiba quais são os empregos que mais riscos representam para a saúde pulmonar.

Trabalhos que prejudicam seriamente a saúde
Notícias ao Minuto

11:21 - 29/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Antigamente, trabalhar nas minas era sem dúvida a profissão de maior risco para os pulmões, mas hoje em dia a indústria tem várias profissões com riscos semelhantes para a saúde pulmonar.

A última revisão publicada na revista científica The Lancet revela os novos empregos que podem provocar doenças pulmonares.

Trabalhar no processo de produção de pipocas industriais, por exemplo, supõe um grande risco para a saúde. Isto porque às pipocas é aplicada um composto de intenso sabor a manteiga, diacetilo, que com as altas temperaturas evapora e ao ser inalado afeta os brônquios.

Também foram encontradas situações semelhantes em fábricas de produção de mistura seca de padaria e em empresas de chocolate, batatas fritas e bolachas.

Quem trabalha em processos de ‘fracking’- processo de extração de petróleo e gás das rochas de xisto – ou em fábricas de ecrãs de cristais líquidos (com exposição a óxido de indio), também tem um risco aumentado de sofrer de doenças respiratórias.

Desbotar tecidos para a fabricação de calças jeans também é outro trabalho mais arriscado do que parece. Como reporta o El País, os investigadores contam que algumas fábricas usam um jato de areia para descolorir os tecidos que libertam partículas voláteis que os trabalhadores podem inalar.

Apesar de os riscos já serem conhecidos, os investigadores sublinham que trabalhar com amianto é perigoso para a saúde a médio e longo prazo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório