Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Estes problemas digestivos podem estar a afetar o seu peso

O ganho de peso nem sempre está associado à má alimentação. Existem problemas de saúde, especialmente do sistema digestivo, que podem estar a promover o aumento dos números da balança.

Estes problemas digestivos podem estar a afetar o seu peso
Notícias ao Minuto

21:08 - 01/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A boa saúde digestiva não só promove uma maior sensação de bem-estar como é também fundamental para a boa saúde geral.

Como lhe explicámos aqui, num artigo em que revelámos os melhor alimentos para a saúde digestiva, a digestão é um dos aspetos mais importantes do corpo humano e dos que mais interfere com o próprio organismo, uma vez que passa por uma série de órgãos e que implica um esforço por parte do organismo.

De acordo com a revista norte-americana Cosmopolitan, que falou com alguns médicos e especialistas na área, existem seis problemas digestivos que podem ser responsáveis não só pela incapacidade de emagrecer, como também pelo ganho de peso que teima em acontecer.

É o caso da doença do refluxo gastroesofágico e das úlceras. Diz a publicação que muitas pessoas recorrem a comidas mais reconfortantes e pesadas para combater a dor e mal-estar causados por estas condições, o que faz com que o consumo calórico seja maior e, com isso, a tendência para ganhar peso se mantenha.

A prisão de ventre é também uma das responsáveis pelo ganho de peso, uma vez que grande parte dos alimentos que provocam obstipação são calóricos, pobres em nutrientes e ricos em açúcares e gorduras. O crescimento desmedido de bactérias intestinais pode iguakmente promover o ganho de peso, mas tal acontece por dois motivos muito concretos, que podem surgir em simultâneo ou de forma separada: maior absorção de calorias e maior lentidão metabólica.

A síndrome do intestino irritável e a doença de Crohn são outras duas condições que podem interferir com o peso e que podem estar na origem dos quilos a mais, concluem os especialistas.

Contudo, é importante salientar que o efeito destas doenças não é igual em todas as pessoas. Embora seja comum promoverem o ganho de peso, estas condições – dependendo do seu grau e do metabolismo do paciente – podem, em certos momentos, levar à perda de peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório