Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Acorda a meio da noite para ir à casa de banho? A culpa pode ser do sal

Estudo japonês relacionada as idas noturnas à casa de banho com um consumo excessivo de sal.

Acorda a meio da noite para ir à casa de banho? A culpa pode ser do sal
Notícias ao Minuto

17:40 - 27/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Acordar a meio da noite para urinar pode não ser um sinal de que se consumiu uma boa quantidade de água ao longo do dia. Diz um recente estudo japonês que esta condição chamada de noctúria pode mesmo ser o resultado de um consumo excessivo de sal.

Para a investigação da Universidade de Nagasaki, conta a BBC, participaram 300 voluntários, que tiveram de revelar pormenores sobre a sua dieta e ainda detalhar os seus padrões de sono.

Os participantes que consumiam quantidades mais elevadas de sal mostraram ter maiores problemas de sono e, por isso mesmo, foram desafiados a seguir uma dieta com menor teor de sódio ao longo de três meses, de modo a perceber se a alimentação era mesmo a responsável pela vontade de urinar durante a noite.

Passado esse tempo de análise, foi possível notar uma redução da quantidade de vezes que os participantes acordavam a meio da noite para ir à casa de banho, passando de mais de duas vezes para uma única vez.

De acordo com a BBC, esta associação entre o consumo de sal e a maior necessidade de urinar é mais notória entre as pessoas do sexo masculino e com mais de 50 anos, embora seja também a partir desta idade que as mudanças hormonais estimulam uma maior produção de urina.

Reduzir o consumo de sal é fundamental não só para prevenir casos de noctúria, mas também para cuidar da saúde cardiovascular e prevenir o aparecimento de doenças como a obesidade e a diabetes. 

Já agora, sabia que estes alimentos escondem sal?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório