Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Sabia que estes alimentos escondem sal?

Tal como acontece com o açúcar, também o sal está escondido em vários alimentos.

Sabia que estes alimentos escondem sal?
Notícias ao Minuto

12:10 - 22/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A partir do momento em que grande parte do que comemos é processado, a probabilidade de ingerirmos quantidades exageradas de açúcar e sal é tremendamente grande. Estes dois componentes estão presentes em quase todos os alimentos industrializados e, por vezes, nem sempre é fácil ter uma real noção da quantidade.

No caso do sal, diz o The Guardian, 75% da dose diária ingerida advém de alimentos processados e industrializados, como aqueles que comemos todos os dias e até mesmo várias vezes por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de cinco gramas de sal por dia, mas esta quantidade é quase sempre superada. A meta em Portugal é baixar dos dez gramas por dia, mesmo sabendo-se que os adolescentes consomem mais sal do que o recomendado.

Os cereais de pequeno-almoço (mesmo sendo doces) são um dos exemplos mais claros de excesso de sal. Como explica a publicação, recorrendo a um estudo da Public Health England, até mesmo os cereais de milho mais simples podem conter 0,34 gramas de açúcar por 30 gramas. Contudo, é certo e sabido que dificilmente se consomem apenas 30 gramas, sendo o mais comum ingerir perto do triplo.

As anchovas em conserva são outro exemplo de sal escondido, sendo que um simples filete pode fornecer 9% da dose diária de sal. Já as pizas refrigeradas podem ser uma verdadeira bomba de sódio, com uma unidade a representar cerca de quatro gramas de sal.

Diz ainda a publicação que as sopas já confecionadas podem representar um consumo de 1,3 gramas de sal.

Mas estes estão longe de serem os únicos alimentos que escondem sal. Uma pequena e breve pesquisa online permite encontrar outros ingredientes comuns na alimentação diária e que escondem quantidades mais ou menos consideráveis de sal. É o caso do pão de forma, das leguminosas em lata, do queijo, dos molhos condimentares, dos refrigerantes e dos pickles, como diz o site da Cleveland Clinic.

Como é claro, as batatas fritas de pacote, os frutos secos temperados, as bolachas, as refeições já previamente confecionadas (estejam refrigeradas ou congeladas) e os preparados para bolos são outros casos de alimentos com sal escondido, como destaca a revista Health. E alguns destes estão mesmo mais salgados.

O site Caring acrescenta ainda à lista de alimentos com sal as carnes fumadas e produtos de charcutaria e todos os produtos que se rotulam como ‘sem sal’, ‘sem glúten’ e ‘isento de matéria gorda’, pois recorrem a conservantes e aditivos para manter a textura e sabores originais.

O pão fora, em tempos, um dos alimentos com maiores quantidades de sal escondido. Por cá, a tendência é para continuar a reduzir a quantidade de sal no pão e sem que o sabor fique em causa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório