Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

A meta está traçada: consumo máximo de 10 gramas de sal por dia

O Fórum do Sal aconteceu esta quinta-feira.

A meta está traçada: consumo máximo de 10 gramas de sal por dia
Notícias ao Minuto

23:00 - 27/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Hipertensão

Um consumo diário de sal abaixo dos 10 gramas. Este é o objetivo da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) e tem como meta o ano de 2020.

Esta foi uma das medidas debatidas no Fórum do Sal, evento que contou com especialistas nacionais e internacionais e que debateu as principais preocupações acerca do consumo excessivo.

Para além de um consumo máximo de 10 gramas por dia até 2020, o fórum concluiu que “é necessário promover uma nova redução do teor de sal no pão, de forma a atingir os níveis registados noutros países, assim como a reformulação gradual do conteúdo de sal nos alimentos processados”, lê-se num comunicado enviado às redações.

O recurso ao “semáforo na rotulagem” é outra das medidas sugeridas e visa a “adoção pelos produtores e grandes superfícies comerciais de um processo uniforme de rotular a informação do teor de sal em produtos alimentares, utilizando um sistema de três cores: vermelho para produtos com teor excessivo de sal, amarelo para aqueles com teores moderados de sal e verde para os produtos com baixo teor de sal”.

Os especialistas são também da opinião que “é importante promover campanhas educativas dirigidas à redução do consumo excessivo de sal, tendo em conta os riscos associados, e que orientem uma escolha mais adequada dos alimentos ingeridos”, anuncia a mesma nota enviada.

“Estabelecer estratégias educacionais prevenindo o consumo exagerado de sal (ajustadas à idade)” é outro dos objetivos da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório